Cotidiano

Resgatados após conflito, indígenas Yanomami estão estáveis

Otoniel e Venâncio Xirixana passaram por cirurgia no HGR e apresentaram sinais vitais em pleno funcionamento

Os dois indígenas Yanomami resgatados no conflito armado na Comunidade Uxiú estão em quadro estável após cirurgia realizada no Hospital Geral de Roraima (HGR) neste domingo (30). A informação foi divulgada pelo Governo de Roraima.

De acordo com as informações, Otoniel e Venâncio Xirixana apresentaram sinais vitais em pleno funcionamento e sem risco de morte. Na noite de ontem, o governador de Roraima, Antonio Denarium esteve na unidade e teria conversado com um dos indígenas que já estava acordado após o procedimento.


De acordo com o Governo, o governador manteve contato com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade para para posicioná-los sobre o quadro de saúde dos indígenas. (Foto: reprodução/Secom)

Os Yanomami foram vítimas de arma de fogo em conflito com garimpeiros, ainda sem motivação para o ocorrido. Um terceiro indígena e agente de saúde da comunidade faleceu ainda no sábado (29), antes de ser resgatado.

Com a situação, uma comitiva do Governo Federal chega a Roraima para acompanhar a situação e fazer a visita aos dois indígenas no HGR nesta segunda-feira (1º). A Polícia Federal (PF) foi enviada à comunidade para apurar o ataque.