Cotidiano

Restaurantes devem disponibilizar itens descartáveis para clientes

Regras para funcionamento dos restaurantes e bares seguem recomendações da Prefeitura de Boa Vista

Com a liberação da segunda etapa da reabertura do comércio, academias, bares e restaurantes poderão funcionar normalmente, mas seguindo algumas regras. No caso dos estabelecimentos de alimentação, a recomendação é que sejam disponibilizados itens descartáveis para os clientes.

A orientação aos comerciantes é que os bares e restaurantes adequem as mesas para atender à distância mínima de pelo 2 metros entre as pessoas, com a possibilidade de uso de barreiras físicas. 

O reforço da higienização também deve ser realizado pelo menos a cada duas horas nas cadeiras, mesas, cardápios e salões, além dos produtos que entram no estabelecimento, com a organização de turnos específicos para limpeza e prioridade para serviços de entrega em domicílio ou drive-thru.

No caso do funcionamento do local é recomendado que os proprietários priorizem a utilização do uso de talheres, copos e bandejas descartáveis; de toalhas de mesas de produtos impermeáveis; disponibilização de álcool 70% em gel ou líquido em cada mesa; substituição do guardanapo de tecido por papel; permitir somente música para som ambiente e sem dança até o final da pandemia.

O mesmo vale para restaurantes e demais serviços de alimentação presentes em mercados públicos. Vale ressaltar que os estabelecimentos self-service não entram nesta segunda etapa.