Cotidiano

Roraima deixa última posição no Ranking de Transparência

Na avaliação entre os 26 Estados brasileiros, Roraima deixou o status de "ruim" para "bom

O Estado de Roraima deixou a última colocação no Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 e avançou para 22º na posição em avaliação. A publicação, divulgada na terça-feira, dia 1º, no portal da ONG (organização não governamental) Transparência Internacional (www.transparenciainternacional.org.br), é referente às informações coletadas entre 24 a 31 de agosto.

Na avaliação entre os 26 Estados brasileiros, Roraima deixou o status de “ruim” para “bom”, com 71 pontos, em relação à transparência das contratações emergenciais de enfrentamento à COVID-19. Conforme o site, o conceito entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo vai de 0 a 100, em que os Estados mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. Além disso, a plataforma vai adotar critérios mais rigorosos e passa a acompanhar doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social.

Em Roraima, a Controladoria-Geral do Estado é responsável pela coordenação da política de transparência pública. Segundo o controlador-geral Érico Veríssimo, a evolução do conceito perante a instituição avaliadora se deu após a integração do sistema. “Havia informações em órgãos de controles diferentes e, com o portal em funcionamento, passamos a reunir essas informações em um único local, inclusive permitir o acesso às informações e processos na íntegra pelo cidadão comum”, enfatizou.

EM FUNCIONAMENTO

A nova plataforma para o Portal da Transparência do Governo de Roraima, com informações sobre gastos do Estado para a COVID-19, entrou em funcionamento nesta terça-feira, 1º, no endereço: https://roraimacontraocorona.rr.gov.br/transparecia/.

A ferramenta foi apresentada ao governador Antonio Denarium no dia 26 de agosto pela equipe técnica do Governo Digital, por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informação).

O portal já está disponível para acesso e vai evitar os desperdícios para melhor aplicação dos recursos estaduais no enfrentamento à corrupção no Estado, além de permitir a população roraimense acompanhar de perto todos os acontecimentos relacionados ao enfrentamento do Coronavírus.