Cotidiano

Roraima Energia faz trabalho preventivo a rompimento de barragem

Os técnicos se reuniram para explicar aos moradores, especialmente das proximidades da hidrelétrica, sobre medidas preventivas no caso de rompimento da barragem

Os moradores da vila Entre Rios, no município de Caroebe, no sul do Estado, foram convocados na manhã desta sexta-feira, 23, para uma reunião com dois técnicos da Roraima Energia para falar sobre a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Alto Jatapu.

A reunião, realizada na Escola Estadual Professor Vidal da Penha Ferreira, foi para explicar aos moradores, especialmente das proximidades da hidrelétrica, sobre medidas preventivas no caso de rompimento da barragem, a exemplo do que aconteceu em Brumadinho (MG), no final de janeiro de 2019. O rompimento da barragem matou 259 pessoas e 11 continuam desaparecidas.

Segundo o técnico Deivinson Marques, da Roraima Energia, a empresa está iniciando um trabalho junto aos moradores de Entre Rios, em atendimento a uma recomendação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), conforme a Resolução Normativa n° 696/2015, para estudo de segurança de barragens.

“Há a necessidade de fazer levantamento dos pontos topográficos às margens do rio Jatapu, que é ajuizante da PCH Jatapu, e estamos fazendo o nivelamento com as informações junto aos moradores e proprietários para que possamos ter acesso a esses locais, a fim de elaborar o estudo de barragem. O trabalho Nesse primeiro momento é fazer o levantamento topográfico e identificar os pontos de risco para que esses moradores possam ser acionados sobre as ações preventivas em um eventual caso de rompimento da barragem, que Deus o livre”, explicou Marques.

A princípio, os moradores se mostraram apreensivos com a presença dos técnicos e a convocação para a reunião que ocorria em clima de tensão, mas foram tranquilizados pelo governador Antonio Denarium que, em visita à vila, decidiu tomar conhecimento do que se tratava. Após ouvir as explicações dos técnicos, Denarium elogiou a iniciativa da empresa quanto à segurança dos moradores do entorno de Jatapu.

A reunião foi realizada na Escola Estadual Professor Vidal da Penha, na vila Entre Rios  (Foto: Divulgação)

“Essa foi uma reunião importante entre a Roraima Energia e os moradores de Entre Rios e Caroebe, onde está sendo feito um estudo de impacto no caso de rompimento da barragem de Jatapu. Tranquilizei os produtores que é apenas um levantamento e uma exigência da Aneel para que se faça esse trabalho preventivo”, disse Denarium.

Presente à reunião, a agricultor Aguinaldo Alves Rufino disse que ele e os demais proprietários estavam receosos quanto ao assunto da reunião, mas depois das explicações, entenderam que essas medidas anunciadas pela empresa são para a segurança dos próprios moradores.

“Eu mesmo tenho propriedade à beira do rio Jatapu e sei que essas medidas são muito importantes, são uma segurança para o futuro. Algumas pessoas estão com excesso de preocupação, mas não há necessidade disso, avaliou.

A Resoluçao 696 prevê, entre outras ações, a Campanha de Segurança de Barragens 2020, que está sendo realizada pela Aneel com o intuito de verificar a conformidade regulatória do PSB (Plano de Segurança de Barragem) e do PAE (Plano de Ação de Emergência) da PCH Jatapu, implantação e atualização dos mesmos, andamento e adequação das recomendações dos ISR (Relatórios de Inspeção de Segurança Regular), além das condições de conservação e manutenção da barragem. Um documento com explicações sobre essas medidas foram entregues aos moradores.

Publicidade