Cotidiano

Roraima apresenta o índice mais baixo de leitos de UTI do país

Roraima é segundo estado da região Norte com mais enfermeiros

O IBGE divulgou nessa quinta-feira (7), o resultado de pesquisa realizada no ano passado sobre a distribuição de médicos, enfermeiros, leitos de UTIs e respiradores por unidades da federação e regiões do Brasil.

Na pesquisa, Roraima apresentou o índice mais baixo de leitos de UTI do país, com apenas quatro leitos para cada 100 mil habitantes. Amapá e Acre (cinco leitos), Amazonas e Piauí (sete leitos) e Tocantins, Maranhão e Pará (oito leitos) aparecem na sequência também com indicadores baixos. 

Por outro lado, o Distrito Federal possuía em 2019 o maior número de leitos de UTI do país, fundamental para o atendimento de pacientes graves com a Covid-19. 

Nas unidades de saúde da capital federal, o índice foi de 30 leitos por 100 mil habitantes. Rio de Janeiro (25), Espírito Santo (20), São Paulo (19) e Paraná (18) são os demais estados melhores equipados.

“Os dados mostram, de modo geral, que a desigualdade no país se repete na distribuição de recursos humanos e materiais na saúde. Sudeste e Sul são mais bem equipados que o Norte e Nordeste. Essa diferença também pode ser vista dentro dos próprios estados, como em Minas Gerais, que tem distribuição desigual entre as suas próprias regiões”, comentou Cláudio Stenner, coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE.

Roraima possui 136 médicos para cada 100 mil habitantes

Os estados com menos médicos estavam concentrados no Norte e no Nordeste do país. O Maranhão e o Pará registraram os menores indicadores, com 81 e 85 médicos por 100 mil habitantes, respectivamente. 

Em Roraima, foram contabilizados 136 médicos para cada 100 mil habitantes em 2019, o terceiro estado da região Norte com maior índice.

Mais uma vez, o Distrito Federal teve a melhor distribuição de médicos do país, com 338 profissionais por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem São Paulo (260), Rio de Janeiro (248), Rio Grande do Sul (244) e Espírito Santo (223).

“O recomendável são 80 médicos generalistas por 100 mil habitantes. Entretanto, esse parâmetro é válido para uma situação de normalidade. Neste momento de pandemia, essa recomendação deve ser relativizada, pois a demanda pelo sistema de saúde é maior”, disse Cláudio Stenner.

Roraima é segundo estado da região Norte com mais enfermeiros

A distribuição de enfermeiros em Roraima é de 129 enfermeiros para cada 100 mil habitantes, sendo o segundo maior da região Norte, apenas superado por Tocantins, que conta com 178. 

Já o Pará tem o menor índice de enfermeiros do país, com 76 profissionais por 100 mil habitantes, seguido por Alagoas e Goiás (101), Sergipe (102) e Amazonas (103).

Roraima possui 17 respiradores para cada 100 mil habitantes

Quando o quesito se refere a respiradores, os estados do Norte estavam entre os menos equipados do país em 2019. O pior estado foi o Amapá, com 10 respiradores para cada 100 mil habitantes. Com 17 respiradores por 100 mil habitantes, Roraima foi o quarto pior da região Norte e o décimo pior do país.

Entre as Unidades da Federação mais bem equipadas, o Distrito Federal, com índice de 63 respiradores por 100 mil habitantes, manteve a dianteira, seguido por Rio de Janeiro (42), São Paulo (39), Mato Grosso (38) e Espírito Santo (35).

OUTRO LADO – A Folha BV entrou em contato com o Governo do Estado, para que informasse como se encontra, atualmente, essas questões, já que a pesquisa do IBGE foi realizada em 2019, e aguarda retorno.