Cotidiano

Roraima confirma 584 casos de Covid-19 em 24 horas

Dado indica tendência de alta, pois a média de casos registrada em sete dias já supera 300. Por outro lado, Roraima chegou ao 18º dia sem confirmar mortes pela doença

Roraima confirmou, entre quarta (12) e quinta-feira (13), 584 casos de Covid-19. A informação é do último boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).


Curva mostra sobe e desce dos casos de Covid em Roraima na pandemia (Foto: Reprodução)

O dado indica tendência de alta, pois a média de casos registrada em sete dias já supera 300. Sete municípios registraram novos casos: Alto Alegre (três), Amajari (um), Boa Vista (516), Bonfim (dez), Cantá (33), Pacaraima (três) e Rorainópolis (um). Dezessete pessoas de fora de Roraima testaram positivo no estado.

Por outro lado, Roraima chegou ao 18º dia sem confirmar mortes pela doença. Apesar disso, 16 óbitos são investigados pela suspeita de terem sido causados pelo novo coronavírus.

Com o novo boletim, o estado chegou a 132.113 casos e manteve em 2.078 o número de mortes. Considerando o aumento de casos somado e a queda de óbitos, a taxa de letalidade (proporção entre os totais de testes positivos e mortes) caiu de 1,58% para 1,57%.

Novos leitos com aumento de internações por Covid

Em um dia, subiu de 56 para 61 o total de pacientes internados com Covid em todos os tipos de leitos públicos. Em meio a esse aumento, a Sesau abriu quatro leitos nessa quinta, sendo dois de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no HGR (Hospital Geral de Roraima) e dois clínicos no Hospital das Clínicas.

No HC, 16 dos 17 leitos clínicos, que recebem os quadros mais estáveis da doença, estão ocupados, o que representa 94% de ocupação.

Na UTI do HGR, que recebe os casos mais graves, dos 27 leitos, 15 estão ocupados (56% de taxa de ocupação).

Na Maternidade, um dos nove leitos de UTI segue ocupado (11%), e quatro dos 16 clínicos estão ocupados (25%). Por sua vez, na UTI do Hospital da Criança, os cinco leitos continuam vazios.

Em Rorainópolis, Sul de Roraima, os 11 leitos clínicos do Hospital Ottomar de Souza Pinto seguem vazios.

Trinta e nove recuperados da Covid

Nessa quinta, mais 39 pessoas foram consideradas recuperadas da Covid-19. Com isso, sobe para 126.900 o total geral de recuperações desde o início da pandemia. Além disso, quatro pacientes receberam alta médica depois de vencerem a doença, sendo um da Maternidade e três do Hospital das Clínicas. Desta forma, o número de pessoas que se recuperaram em leitos hospitalares chega 4.237 em Roraima, na pandemia.