Cotidiano

Roraima confirma mais de 360 casos de Sarampo em dois anos

O Dia D da vacinação será realizado dia 19 de outubro, em 21 unidades de saúde, escolas e pontos estratégicos nos bairros Pedra Pintada e João de Barro

DAVID BRUNO

Colaborador de Cidades

De janeiro de 2018 até agosto de 2019, foram confirmados 362 casos de sarampo em todo estado de Roraima, sendo que mais de 60% dos casos (220) em pessoas de nacionalidade venezuelana. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença no Estado.

Na proporção por municípios, Boa Vista concentra a maior quantidade de pessoas com o vírus. Até dezembro do ano passado 184 vítimas tiveram a doença confirmada. Esse ano, nove casos estão sob investigação aqui na capital. Os únicos municípios que não tiveram nenhum registro da doença foram Bonfim e Normandia. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU).

Por conta de estar localizada em área de fronteira e pela quantidade de casos registrados que podem contabilizar uma infestação, Boa Vista recebeu quase 10 mil doses de vacina contra o sarampo para serem aplicadas durante a Campanha de Vacinação.

A iniciativa quer sensibilizar os moradores da capital sobre a importância de se imunizar contra a doença. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, com foco em dois grupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e adultos de 20 a 29 anos.

A campanha será dividida em duas etapas: a primeira, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo são as crianças. Já o dia 18 de novembro marca o início da vacinação entre os adultos de 20 a 29 anos. 

Mesmo estando com a caderneta de vacinação atrasada, a empresária e mãe de primeira viagem Acássia Machado afirma saber a importância de manter o cartão do pequeno Samuel em dia: “a gente sempre tem que se atentar nessa fase inicial para que nada atrapalhe no desenvolvimento do nosso filho, e todas as vacinas estão para prevenir das doenças”, disse.

O sarampo é uma doença considerada altamente contagiosa, de transmissão respiratória, causada por vírus. Alguns dos sintomas mais característicos são manchas vermelhas na pele, tosse, conjuntivite e febre. Todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina estão recebendo as crianças e adultos para vacinar, de acordo com o horário de funcionamento de cada sala, inclusive as que atendem com horário estendido, até a meia-noite. E ainda no programa Família que Acolhe (FQA) e Cernutri, durante a semana.

O técnico em enfermagem da unidade básica de saúde do bairro 31 de março, Cristian Fischborn, faz o alerta sobre a importância de se proteger “é importante que todo público-alvo procure o posto do seu bairro para fazer a vacina e se prevenir contra a doença”, disse.

Neste ano, a campanha é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com a vacina tríplice viral atrasada; e a campanha não tem uma meta estabelecida “quem tem duas doses da tríplice viral na sua caderneta, quando criança ou depois de adulto, não necessita mais fazer, já está automaticamente imunizado”, explicou o técnico em enfermagem.

O Dia D será realizado dia 19 de outubro, com 21 unidades básicas de saúde abertas, três escolas municipais e dois pontos estratégicos na área do Pedra Pintada e João de Barro.