Cotidiano

Roraima criou 1.604 novos empregos formais até setembro de 2019 

Dentre os municípios do estado, Boa Vista continua sendo o que mais gerou empregos formais, com saldo acumulado no ano de 1.091 novos empregos

Análise feita pela Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais – CGEES da Seplan-RR, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, mostra que em setembro de 2019 foram criados 605 novos postos de trabalho com carteira assinada em Roraima. 

Este foi o sétimo mês consecutivo com saldos positivos na geração de empregos formais e o melhor resultado mensal até o momento, apresentando uma ascendência gradual no total de postos de trabalho criados. Comparando com o mês de agosto, houve um incremento de 119%. A construção civil foi o setor que mais gerou postos de trabalho em setembro, sendo criados 260 empregos, o que reflete um reaquecimento do setor. Em segundo lugar ficou o comércio, com a criação de 231 novos postos de trabalho. Dentre os fatores que se destacam para o resultado estão o início das contratações de trabalhadores temporários no comércio varejista para atender o aumento das vendas de final de ano. 

Outros setores que apresentaram resultados positivos no mês de setembro foram: serviços (73), agropecuária (18), indústria de transformação (18), extrativa mineral (9) e serviços industriais de utilidade pública (7).

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, já contabilizando os ajustes das declarações fora do prazo, o saldo de empregos formais ficou positivo em 1.604 postos, valor bem acima do apresentado no mesmo período do ano passado, quando o resultado ficou negativo em 293 postos de trabalho. 

Dentre os municípios do estado, Boa Vista continua sendo o município que mais gerou empregos formais, com saldo acumulado no ano de 1.091 novos empregos. Em segundo lugar ficou Pacaraima, com 126 postos de trabalho, seguido por Cantá, com 118 postos, e Rorainópolis, com 100 novos postos. 

Em termos proporcionais, houve um aumento acumulado em 2019 de 3,02% no número de empregos formais em Roraima, sendo o melhor resultado relativo de toda a Região Norte, que em média cresceu 1,98% neste ano. Além de ser o maior da região, também ficou acima da maioria dos estados brasileiros, estando na 5ª posição dentre as unidades da federação, abaixo apenas de Mato Grosso (4,77%), Mato Grosso do Sul (3,80%), Santa Catarina (3,66%) e Goiás (3,36%). 

Confira a tabela:

Gráfico 1 – Evolução do emprego formal em Roraima – 2019

Secretário diz que geração de emprego é fruto de trabalho


Marcos Jorge de Lima, secretário da Seplan, fala das ações do governo para gerar emprego (Foto: divulgação)

Conforme o secretário de Planejamento, Marcos Jorge de Lima, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o saldo de empregos formais ficou positivo em 1.604 postos de trabalho, valor bem acima do apresentado no mesmo período do ano passado, quando o resultado ficou negativo em 293 postos.

“Continuaremos trabalhando para estimularmos os diversos setores da economia, que impactam diretamente na geração de emprego e renda em Roraima. Não tenho dúvida de que esse é mais um indicador de que estamos no caminho certo”, afirmou.

O secretário também considerou que a indústria da construção civil foi o setor que mais gerou empregos em 2019, associando ao trabalho do Governo do Estado de retomada de obras fundamentais para a sociedade, citando como exemplo a reforma da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, que em maio já teve um bloco inaugurado; além da construção de uma nova unidade prisional, que está sendo construída próximo à Pamc.

O titular da Seplan também mencionou as obras do presídio de Rorainópolis, que tem previsão para ser entregue até abril do próximo ano; além da retomada da construção da sede do 1° Distrito Policial de Boa Vista, e a conclusão Caixa d’água do Cidade Satélite, inaugurada recentemente.

“Com todas as obras que estão em curso e com as que estão por serem iniciadas, nós iremos gerar ainda mais empregos em 2019. Lembrando que o segundo maior gerador de empregos em 2019 é o comércio, o que demonstra que a atividade econômica está sendo retomada também por um setor fundamental, que é o setor o comerciário, no estado de Roraima”, reiterou.