Cotidiano

Roraima deve adquirir 200 mil doses de vacinas contra Covid-19

Inicialmente, 200 mil doses devem ser adquiridas pelo Governo do Estado. Estudantes e comunidades indígenas serão prioridades

Assim que houver o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a vacina Coronavac, o governo de Roraima deverá fazer a aquisição de 200 mil doses.

A informação foi repassada pelo governador Antonio Denarium, após videoconferência com a presença de 27 governadores e secretários de Saúde, além do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e toda equipe técnica da pasta, realizada esta semana.

“Tratamos sobre a nova vacina no combate a Covid e, em janeiro do ano que vem o Ministério da Saúde deve começar a distribuir as doses da vacina fabricadas pelo Instituto Butantan. Países como Noruega, Estados Unidos e Inglaterra devem começar a produção a partir de dezembro deste ano”, disse o governador.

O governador Antonio Denarium e o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, durante a videoconferência (Foto: Secom/RR)

“Tomamos a decisão de fazer uma encomenda de, no mínimo, 200 mil doses para todo o interior do Estado, para atendermos as comunidades indígenas e alunos da rede estadual de ensino”, garantiu Antonio Denarium.

Além disso, o governador informou que ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também anunciou um antiviral que vai imunizar a população, o que deverá dar mais resistência às pessoas para combater a contaminação por Covid-19.

O secretário de Saúde, Marcelo Lopes, explicou que paralela a vacina produzida no Brasil, o Ministério da Saúde também trabalha na aquisição de vacinas que já tenham passado pela Fase 3 de testes, que corresponde a testagem na população brasileira.

“O Brasil também está em tratativas para aquisição da AstraZeneca, vacina produzida pela Oxford, na Inglaterra. Mas também, está ao mesmo tempo com as

portas abertas e em tratativas com pelo menos outros sete laboratórios ao redor do mundo para a aquisição de vacinas produzidas por outros países, contanto que elas tenham passado na Fase 3 de testes”, detalhou.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde, neste sábado (24), o Estado já contabiliza 112.888 notificações para a Covid-19. Destes, 55.613 foram confirmados, 57.275 foram descartados, e 691 óbitos.