Cotidiano

Roraima é o único estado sem previsão de retorno das aulas presenciais

24 unidades da federação retomarão aulas presenciais no próximo mês, outras duas planejam a retomada para setembro

Roraima é o único estado que ainda não tem previsão de retorno das aulas presenciais. Vinte e quatro unidades da federação receberão os alunos em suas escolas no próximo mês. Outros dois (Acre e Paraíba) planejam a retomada presencial das atividades em setembro, quando os professores já deverão ter recebido a segunda dose da vacina.

Segundo o Governo do Estado, a data do retorno das aulas presenciais ainda não está definida, mas a gestão já planeja essa retomada, reformando e revitalizando escolas, além de adquirir mobiliário e material didático.

“Uma das medidas adotadas para promover um retorno seguro está a aquisição de 1.202 totens de álcool em gel para as escolas além de materiais e produtos de limpeza para higienização dos ambientes educacionais”, disse o governo em material enviado à imprensa. 

Frequência 

Apesar do retorno, poucos estados planejam receber os alunos todos os dias em sala de aula. Apenas 13 estados não estabeleceram limite de atendimento de estudantes nas escolas. O retorno presencial nestes estados deve ocorrer de forma escalonada ou rodízio.

Aulas remotas

Em Roraima, os 77 mil estudantes da rede de ensino do Governo de Roraima retornaram às atividades remotas no dia 20 de julho. 

De acordo com o Calendário Escolar 2021, o ano letivo possui três trimestres. O primeiro foi de 03 de maio a 02 de julho. Agora, após o recesso terá início o segundo trimestre, que vai de 20 de julho a 30 de setembro.

O terceiro trimestre está programado para o período que vai de 1° de outubro a 23 de dezembro, com a entrega das notas finais, e encerramento do ano letivo. A recuperação final será de 27 a 31 de dezembro e as férias de fim de ano serão de 27 de dezembro a 25 de janeiro de 2022.