Cotidiano

Roraima está entre os estados que menos reclama da internet

Mesmo com as constantes falhas no serviço, índice de reclamação ainda é baixo segundo os dados da Anatel

Apesar de um constante descontentamento no serviço de internet em Roraima, o percentual de reclamações da população em Roraima ainda é baixa no ranking nacional de reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O estado está entre os dez estados com o menor número de reclamações sobre o serviço de internet no país.

O levantamento é feito com base nos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para avaliar os efeitos da pandemia, o cenário social, econômico e político, além das diversas adaptações sendo feitas desde 2020 para que o país não fosse paralisado.

Um dos pontos levados em consideração foi o teletrabalho e o estudo a distância, que se tornaram a realidade de muitos brasileiros, impactando em uma alta dependência ao uso da internet. A qualidade do serviço que sempre foi muito requerida, se tornou indispensável para a realização das atividades diárias.

Segundo levantamento da empresa Selectra, especialista na área de telecomunicações, houve um crescimento das reclamações na maioria dos estados do Brasil em 2020, porém Roraima está conseguindo se manter entre os dez estados com menos reclamações do serviço de internet.

Em total absoluto, o estado teve 480 reclamações, um total de apenas 1,08% de insatisfação, junto com Tocantins e o Acre.  Abaixo de Roraima, com menor índice de reclamação, estão os estados do Amapá (1,0%); Maranhão (0,98%); Rondônia (0,97%), Piauí (0,88%) e Rio Grande do Norte (0,81%).

Os estados com o maior percentual de reclamação dos serviços de internet foram Goiás (4,78%); Paraíba com (3,87%) e Pernambuco (3,27%).

Leia mais: 

Cabo de fibra se rompe e deixa Roraima sem internet – Folha de Boa…