Cotidiano

Roraima está há três dias sem registrar mortes por Covid

Aliado à queda das notificações da Covid-19 está a vacinação no estado, que já tem 56,04% da população imunizada com, pelo menos, a primeira dose

Roraima chegou nesse domingo (19) ao terceiro dia consecutivo sem registrar mortes causadas pelo coronavírus. É o que mostra o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). No entanto, 17 óbitos são suspeitos de terem sido provocados pela doença e estão sob investigação.

Enquanto isso, 51 pessoas estão internadas com o coronavírus, sendo 38 no Hospital Geral de Roraima (HGR), 11 no Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC) e dois na Maternidade. É o menor número de internados em Roraima, em 23 dias.

Só em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos disponíveis para Covid no HGR, 29 dos 50 estão ocupados, o que representa 58% de taxa de ocupação. Apenas um dos 14 leitos de UTI para recém-nascidos no estado está ocupado – o bebê está na Maternidade.

Por outro lado, nesse domingo, Roraima chegou a 4.000 altas de pessoas que venceram o coronavírus em leitos da rede estadual, depois que três pacientes foram liberados, sendo dois do HERC e um da Maternidade.

Entre sábado (18) e domingo, o estado registrou apenas dois casos da Covid-19, em Alto Alegre e Boa Vista. Com isso, Roraima chega a 126.097 testes positivos para a doença, desde o início da pandemia.

Aliado à queda das notificações da Covid-19 está a vacinação: o estado já tem 56,04% da população imunizada com, pelo menos, a primeira dose, o que corresponde a 277.285 roraimenses. O percentual de pessoas que receberam a segunda ou a única é de 19,67% (97.330).

As informações são do Vacinometro, que ainda não contabiliza os dados da terceira dose contra a Covid-19, pois aguarda a atualização dos municípios no sistema.

Desde o início da campanha, os 15 municípios de Roraima receberam 560.890 doses para aplicar na população. Atualmente, 180.418 vacinas estão no estoque estadual.