Cotidiano

Roraima fecha julho com 159 mortes confirmadas por covid

Número representa 30,9% do total de óbitos registrados no Estado até o momento

Roraima encerrou o mês de julho com 159 mortes confirmadas por covid. O percentual representa uma queda em comparação com o mês anterior, porém, ainda significa 30,9% do total de óbitos contabilizados no Estado até o momento.

Conforme as informações repassadas pela Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foram contabilizadas até o momento 513 mortes por covid-19 no Estado. Seis delas foram registradas no mês de abril, de 03 ao dia 28. Já do dia 01 a 31 de maio, foram contabilizadas 110 mortes pela doença, o que significa um crescimento de mais de 1.700 de um mês para o outro.

Em junho foram 238 mortes confirmadas causadas por covid, o que significa uma aumento de 116% em comparação com o mês anterior. Em julho, porém, foram confirmadas 159 mortes, o que representa uma queda de 33% no percentual de óbitos no Estado em comparação com o mês anterior.

Vale ressaltar, no entanto, que embora as mortes tenham sido confirmadas nos meses correspondentes, não significa que elas aconteceram dentro do mês em questão. Isso acontece principalmente por conta dos casos suspeitos de covid e que ainda precisam de confirmação por meio da equipe de vigilância em saúde dos municípios e, em alguns casos, com análise de laboratórios fora do Estado. 

Ou seja, uma morte suspeita de covid que tenha ocorrido em maio pode ter sido confirmada somente em junho, mas entra na lista de óbitos de junho por ter sido confirmada apenas naquele mês.