Cotidiano

Roraima ganha Coordenação de políticas públicas para a mulher

Cerimônia de oficialização acontece nesta segunda-feira, 9, no Palácio Senador Hélio Campos

Roraima ganha nesta segunda-feira, 9, a partir das 9 horas, a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres. A cerimônia que oficializará o ato acontece no Palácio Senador Hélio Campos. O evento simboliza a abertura da 1ª Semana da Mulher Roraimense.

A coordenação consiste em acolher as demandas e gerar políticas públicas para a parcela feminina da sociedade roraimense, com ações voltadas à valorização e promoção da mulher, garantindo os direitos, considerando as questões étnicas, raciais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional.

Ela estará subordinada à estrutura administrativa da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social), com a finalidade de coordenar, articular e assessorar as políticas públicas para as mulheres no âmbito estadual.

Além disso, tem a missão de apoiar a formulação e implementação, no âmbito estadual e municipal, do Plano de Políticas Públicas para as Mulheres, a fim de garantir ações que visem o fortalecimento das organizações produtivas e do empreendedorismo, de modo a promover a autonomia econômica das mulheres do campo, das florestas, de comunidades indígenas e áreas ribeirinhas.

SEMANA DA MULHER RORAIMENSE

Na segunda-feira, dia 9, será realizado culto ecumênico, apresentação cultural, dinâmica de grupo, a partir das 9 horas no IFRR (Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Roraima)

Na Cadeia Feminina, ao longo da semana foram ofertados atendimentos médicos para as mulheres e no período de 9 a 12 de março será promovido o curso “customização de camisetas”.

A programação prevê também exposição artística, apresentações musicais e teatrais e feira de artesanato, nos dias 10 e 11, no Palácio da Cultura a partir das 9 horas.

Na Rede Cidadania Melhor Idade, de responsabilidade da Setrabes, será ofertado o curso de “alimentação saudável para melhor idade”, das 7h30 às 11h30. No dia 11, a partir das 14h30, o público feminino poderá participar de uma roda de conversa sobre Violação de Direitos contra a mulher na Escola Estadual Rittler de Lucena, no bairro Cidade Nova, zona Oeste de Boa Vista.

Nos dias 11 e 12, equipes da Setrabes visitarão as unidades da Rede Cidadania Melhor Idade, Casa do Vovô, Abrigo de Maria, Casa de Passagem e no Abrigo Feminino, a partir das 8h30. As servidoras da Segurança Pública terão acesso a palestras, com roda de conversa, oficina de beleza e de dança, no Centro de Qualidade de Vida da Segurança Pública, das 8h ao meio dia.

ENFRENTAMENTO

No enfrentamento e combate à violência contra a mulher estão previstas campanhas informativas e de sensibilização, além da criação da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

É meta do governo estadual o fortalecimento da rede de atendimento através de capacitação e a criação do fórum estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres em todos os âmbitos da sociedade.

Fonte: Secom