Cotidiano

Roraima já tem 87 cápsulas que podem evitar entubação

Além das cápsulas Vanessa, 11 fisioterapeutas e um médico estão no Estado para capacitar os profissionais para utilizarem o equipamento que busca substituir a entubação

Para reforçar o atendimento aos pacientes vítimas de covid-19, O grupo Samel disponibilizou 87 cápsulas Vanessa e 37 biPAPs que já estão em Roraima. Além disso, 11 fisioterapeutas e 1 médico vão ficar no Estado para dar suporte e treinamento dos médicos e fisioterapeutas  na implantação do Protocolo de tratamento contra o vírus, considerado um dos melhores do mundo, adotado com resultados positivos no Amazonas. 

As ações são resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Hospital de Campanha de Manaus (AM),  que ocorreu através da mediação do deputado federal Ottaci Nascimento (SD). “Graças a Deus o nosso compromisso com a Samel aqui em nosso estado de Roraima foi cumprido. Como afirmei ontem na teleconferência,  esses equipamentos já estão aqui no estado e  recebemos toda a equipe, além do presidente a empresa que veio acompanhar a implantação do novo protocolo”.

Agora a noite a equipe que da linha de frente no Hospital Geral de Roraima vai receber um treinamento com a equipe da Samel para implantar o novo protocolo, utilizando as cápsulas, considerado um dos melhores no tratamento aos infectados, já adotado no estado vizinho.

Para o diretor e presidente da Samel, hospital particular, Luís Alberto Nicolau, explicou que essa iniciativa é para ajudar Roraima a salvar vidas, por meio da implantação do protocolo e a disponibilização dos equipamentos gratuitamente. Ele ainda adiantou a chegada de mais equipamentos na próxima semana. “Vamos deixar os protocolos, vamos deixar os profissionais, para que Roraima saia na frente, porque vai aprender com os erros que cometemos no passado”.

CÁPSULA VANESSA – A cápsula Vanessa busca substituir a entubação por um protocolo menos invasivo, proporcionando mais conforto aos pacientes e reduzindo os riscos de contaminação dos profissionais de saúde. Já o equipamento biPAP funciona enviando fluxo de ar com pressão alternada entre inspiração (mais ar) e expiração (menos ar). O recurso permite acompanhar a respiração natural, para evitar a apneia e o ronco.