Cotidiano

Roraima já teve desfile alegórico no aniversário.

Notícias podem ser acessadas por meio da Biblioteca Nacional

O estado de Roraima completa 32 anos nessa segunda-feira, 05 de outubro. Durante esse período, os roraimenses utilizavam as páginas da Folha de Boa Vista para se informar .

Todo esse momento de transformação de território para estado foi registrado por meio de reportagens e notícias. A Folha de Boa Vista faz resgate histórico de fatos que marcaram o estado.

A coluna Cedoc Folha reuniu algumas dessas edições para homenagear o Estado. Confira.

Antes mesmo de se tornar estado, a mudança vinha sendo registrada por meio de reportagens do Jornal Folha de Boa Vista.

Em 1989, o Governo do Estado, os roraimenses comemoravam o primeiro o aniversário do Estado com uma festa no Parque Anauá. O Governador Ottomar Pinto celebrou com uma programação que iniciou no dia 29 de outubro.

Em 1991, a festa foi comemorada em grande estilo com desfile de carros alegóricos. 

Em 1992, o alto índice de violência foi registrado pelo jornal, que contabilizou mais de 350 ocorrências, um número muito elevado para a época.

Em 1993, o aniversário do Estado foi marcado pela construção da Hidrelétrica 

Em 1996, uma nova tecnologia chegava ao interior do Estado. Com a matéria, “Interior terá orelhões” foi um dos destaques. 

Em 1997, Ottomar Pinto foi eleito a Prefeito de Boa Vista. A notícia foi capa de jornal. “Eleitores decidem mudar mais de 50% da câmara municipal” também foi uma das matérias em destaque.

Como pesquisar o acervo?

 O jornal disponibiliza suas edições antigas por meio do acervo da Biblioteca Nacional, o trabalho foi realizado ao longo de quatro anos, pelo Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Doutor Maurício Zouein. Foram mais de 20 mil horas de trabalho entre digitalização de todas as edições de 1983 até 1998, um total de mais de 100 mil páginas. 

EDIÇÕES ANTIGAS

No acervo já disponível na Biblioteca Nacional estão matérias que contam fatos históricos de Roraima como a transformação em estado, primeira eleição para governador, formação da Constituição do Estado, do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa, os crimes que marcaram nosso estado nesse período entre outras reportagens. 

CEDOC FOLHABV

Após concluída essa etapa de digitalização dos jornais, que já estão hospedados no site da Biblioteca Nacional, os livros foram higienizados, ensacados e dentro de cada embalagem há um produto químico para preservar o documento, que pode ficar fechado e conservado por muito tempo, assim como as outras edições estão armazenadas no Centro de Documentação (Cedoc) da Folha de Boa Vista e a ideia é que no próximo ano já comece o mesmo processo de digitalização dos anos de 1999 a 2019.

Para acessar as edições da Folha, de 1983 a 1998 clique no link.

Publicidade