Cotidiano

Roraima não poderá exportar frutos devido mosca da carambola

Portaria foi publicada no DOU desta sexta-feira (14). Oito localidades estão em quarentena

Oito localidades de Roraima estão proibidas de exportar frutos devido foco de mosca da carambola por tempo indeterminado. A decisão do Ministério da Agricultura foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (14).  O objetivo é garantir maior segurança fitossanitária e impulsionar competitividade da fruticultura brasileira no mercado externo.

Estão em quarentena, os municípios de Alto Alegre, Normandia, Uiramutã, Pacaraima, Amajari, e norte dos municípios de Boa Vista e Bonfim estão em quarentena. Segundo o Ministério da Agricultura, a  praga é quarentenária para o Brasil e representa a principal ameaça à fruticultura brasileira.

Outras partes de Boa Vista, Bonfim e Mucajaí foram considerados como “Zona Tampão”. Na Vila Martins, em Rorainópolis, sul do estado, a mosca-da-carambola está erradicada. No restante das localidades não há ocorrências da praga registradas.

A mosca da carambola é uma das espécies de moscas-das-frutas de maior importância econômica para a fruticultura  mundial. Ataca várias espécies frutíferas tais como: carambola, manga, caju,  laranja, acerola, tangerina, jambo vermelho, etc. É originária do sul da Ásia e foi introduzida no continente americano, através do Suriname, em meados de 1975. No ano de 1989 foi detectada na Guiana Francesa de onde se dispersou  para o município de Oiapoque no Estado do Amapá (Brasil) em 1996.