Cotidiano

Roraima plantou 50 mil hectares de soja em 2020

Estado é um dos com maior índice de áreas de soja plantadas no país

Em 2020, o Estado de Roraima plantou 50 mil hectares de soja gerando 12 mil empregos diretos e indiretos e se tornando um dos estados com maior índice de áreas de soja plantadas no país. 

A estimativa para a safra 2020 será de 150 mil toneladas de grãos de soja, pois a área plantada aumentou de 3.500 em 2013 para 50 mil hectares em 2020.  

Parte da soja produzida em Roraima já é consumida em forma de óleo pelo mercado local. E a maior parte segue para exportação. 

Para armazenar essa produção o governo de Roraima já colocou os silos que estavam sob sua administracao para funcionar. 

O governador Antonio Denarium acompanhou, pessoalmente, junto com produtores e secretários de governo, a chegada das cargas de soja, que a partir de agora irão passar pelas etapas de processamento

 “Estamos dando um grande passo, pois os Silos são um instrumento fundamental para a classe de sojicultores que tem a garantia de que sua soja será bem acondicionada para, posteriormente, comercializar com a qualidade exigida pelo mercado”, destacou, lembrando que a produção é o equivalente a 5 mil carretas com 27 toneladas cada.

“Nossa soja tem um percentual maior de óleo e de farelo, e a melhor qualidade do grão que é produzido. informou o governador Antonio Denarium.

 Capacidade de armazenamento

O Complexo de Silos de Monte Cristo está sob a gestão da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e abastecimento) e tem a capacidade de armazenamento de 27 mil toneladas de grãos. A estrutura tem a principal fundação de processar os grãos garantindo uma maior qualidade no produto final.

 De acordo com o secretário de Agricultura, Emerson Baú, os Silos desde sua fundação em 2002 até 2019 estava sob os cuidados da Cooperativa Grão Norte. Assim que o governo retomou a administração do Complexo, fez uma reforma na estrutura.

 “Os silos possibilitam a padronização dos grãos com a verificação do grau de umidade e grau de impureza. Com o Silos, o grão pode ficar armazenado pelo tempo que for necessário. O produtor contribui apenas com o pagamento de uma taxa estipulada pela Seapa”, informou.

 Baú afirmou que o governo está fazendo a armazenagem do produto com um custo inferior ao que era praticado nos anos anteriores quando o Silos era administrado pela Cooperativa. “Os produtores enfrentavam muitas dificuldades quanto ao valor gasto para o armazenamento. Quando o agricultor não tinha acesso aos Silos, precisa vender o produto na hora, com isso perde ficava abaixo do esperado” explicou.

Políticas públicas de incentivo

Uma política  que tem surtido efeito positivo para o seguimento agrícola do Estado é a Lei N° 215, que permite o incentivo fiscal com a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos produtores de grãos.

 “A Lei N° 215 permite que todos os produtores que fizerem o projeto de exploração agropecuária e apresentarem junto à Secretaria de Planejamento terão a isenção do ICMS sobre a produção. Isso irá estimular o crescimento da atividade produtiva no Estado. Com isso, os produtores terão um custo menor com a produção”, assegurou o governador.

 Investimento na produção do grão de milho

Roraima possui todas as condições necessárias para a produção da soja devido ao clima e as terras. Segundo Denarium, essas características positivas têm atraído os produtores do país a procurarem o Estado para investir.

 “Além da soja, outro produto que ganha destaque é o milho. Em 2020, foram plantados mais de 15 mil hectares de milho. Vamos colher mais de 3 mil carretas de milho no Estado.

 Antes a grande parte do milho que era consumida em Roraima vinha dos Estados de Mato Grosso, de Goiás e de Rondônia e isso ocorria pela falta de investimentos. “Agora nossa gestão está investindo pesado para que sejamos autossuficientes na produção do milho. Isso vai possibilitar a produção da ração animal que é feita a partir do milho e da soja”, finalizou.

Lei N° 215 permite que todos os produtores que fizerem o projeto de exploração agropecuária e apresentarem junto à Secretaria de Planejamento terão a isenção do ICMS sobre a produção (Foto: Divulgação)