Cotidiano

Roraima possui 15.805 estudantes em distorção idade-série

Atualmente, 1.091 alunos participam do projeto de Correção de Fluxo

Em todo o Brasil, 7,2 milhões de estudantes estão em situação de distorção idade-série. Em Roraima, são 24.299 alunos e somente na rede estadual de educação o número chega a 15.805 estudantes.          

Atualmente, 1.091 alunos participam do projeto de Correção de Fluxo (aceleração de estudos), distribuídos em 43 turmas em 17 escolas da capital. São nas turmas de Correção de Fluxo que professores desenvolvem estratégias diferenciadas para auxiliar o aluno a alcançar as competências necessárias para avançar de ano.

Os motivos que causam a distorção idade-série são inúmeros, entre eles, repetência, reprovação, abandono e dificuldades de aprendizagem. Para garantir que crianças e adolescentes tenham uma trajetória de sucesso escolar, a Secretaria de Educação vem investindo em políticas públicas direcionadas e, entre as ações, se destaca a parceria com o Unicef.

Nessa segunda ocorre a Oficinas de Estratégia de Sucesso Escolar” promovido pela Secretaria de Educação e Desporto e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

A solenidade contou com a participação da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, do secretário adjunto de Gestão da Educação Básica, Semaias Alexandre, do especialista em Educação de Emergência do Unicef, Ranieri Pontes, da conselheira do CNE (Conselho Nacional de Educação), Suely Melo de Castro Menezes, de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e estudantes.

Os dois dias de oficina vêm para aprimorar o trabalho já desenvolvido na rede, com diversas atividades propostas, como palestras com especialistas, estudo de caso, trabalhos em grupo e a realização de mapeamento e diagnóstico. O evento encerra nesta terça-feira, 10.