Roraima possui 401 pacientes recuperados da Covid-19 - Folha de Boa Vista
CORONAVÍRUS
Roraima possui 401 pacientes recuperados da Covid-19
A maior concentração de casos recuperados está em Boa Vista, com 382 pacientes que finalizaram o tratamento contra a doença
Por Ayan Ariel
Em 18/05/2020 às 13:30
Dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Sesau neste domingo, 17 (Foto: Divulgação)

À medida que os números de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) crescem, o número de pacientes recuperados da doença também aumenta e isso pode ser observado nos dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau), nesse domingo (17), onde se registrou que, até o momento, 401 pacientes estão recuperados da doença.

Desse total, 382 pacientes são de Boa Vista; sete são de Caroebe; seis são do Cantá; quatro são de Pacaraima, e três são de Bonfim. Mucajaí e São Luiz possuem dois recuperados cada, enquanto que Alto Alegre possui um. Fora isso, ainda há outros dois recuperados entre os casos oriundos de outras localidades fora de Roraima.

Um desses pacientes recuperados é o chefe da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), Roney Cruz, que enfrentou a Covid-19 há alguns dias. Ele contou que começou a sentir os primeiros sintomas da doença no dia 23 do mês abril.

“Primeiramente comecei a sentir febre e dor de cabeça e a partir daí os sintomas se prolongaram. No segundo dia, procurei fazer o teste para coronavírus em uma clínica particular e o primeiro resultado foi negativo. Mas eu soube depois que esse exame que eu fiz só tem efetividade lá para o oitavo dia”, relatou Cruz.

O chefe da Dicap contou que, mesmo com o resultado negativo, decidiu ficar em isolamento social, por conta da suspeita. No dia 26, ele precisou ser atendido no Hospital Geral de Roraima (HGR) e na ocasião realizou outro exame para detectar a Covid-19 – no caso, foi feito o teste por Swab, que é realizado somente no Hospital Geral.

“Nos dois outros dias, aumentaram os sintomas e comecei a sentir também dor no corpo, diarreia, cansaço e respiração ofegante. Aí no dia 28 fui novamente ao HGR e lá eles fizeram uma tomografia. Nisso, o médico viu que a possibilidade de ter coronavírus era muito grande. No dia seguinte, saiu o resultado do exame que foi positivo, e isso me ajudou porque então poderia iniciar o tratamento”, relembrou.

Roney Cruz fez o tratamento em casa e, com acompanhamento médico, se recuperou da doença. Hidroxicloroquina, Azitromicina, vitamina D, Zinco Quelato e Nitazoxacina foram os medicamentos utilizados nesse processo.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
2
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Junior Reboucas disse: Em 18/05/2020 às 17:40:06

"Tá aí mais uma vez a eficácia da hidroxicloroquina, que por questão política a Globo e os esquerdopatas insistem em dizer que não é comprovado científicamente, o resultado tá aí, tá salvando vidas qual mais comprovação vcs querem?"