Cotidiano

Roraima possui 401 pacientes recuperados da Covid-19

A maior concentração de casos recuperados está em Boa Vista, com 382 pacientes que finalizaram o tratamento contra a doença

À medida que os números de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) crescem, o número de pacientes recuperados da doença também aumenta e isso pode ser observado nos dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau), nesse domingo (17), onde se registrou que, até o momento, 401 pacientes estão recuperados da doença.

Desse total, 382 pacientes são de Boa Vista; sete são de Caroebe; seis são do Cantá; quatro são de Pacaraima, e três são de Bonfim. Mucajaí e São Luiz possuem dois recuperados cada, enquanto que Alto Alegre possui um. Fora isso, ainda há outros dois recuperados entre os casos oriundos de outras localidades fora de Roraima.

Um desses pacientes recuperados é o chefe da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), Roney Cruz, que enfrentou a Covid-19 há alguns dias. Ele contou que começou a sentir os primeiros sintomas da doença no dia 23 do mês abril.

“Primeiramente comecei a sentir febre e dor de cabeça e a partir daí os sintomas se prolongaram. No segundo dia, procurei fazer o teste para coronavírus em uma clínica particular e o primeiro resultado foi negativo. Mas eu soube depois que esse exame que eu fiz só tem efetividade lá para o oitavo dia”, relatou Cruz.

O chefe da Dicap contou que, mesmo com o resultado negativo, decidiu ficar em isolamento social, por conta da suspeita. No dia 26, ele precisou ser atendido no Hospital Geral de Roraima (HGR) e na ocasião realizou outro exame para detectar a Covid-19 – no caso, foi feito o teste por Swab, que é realizado somente no Hospital Geral.

“Nos dois outros dias, aumentaram os sintomas e comecei a sentir também dor no corpo, diarreia, cansaço e respiração ofegante. Aí no dia 28 fui novamente ao HGR e lá eles fizeram uma tomografia. Nisso, o médico viu que a possibilidade de ter coronavírus era muito grande. No dia seguinte, saiu o resultado do exame que foi positivo, e isso me ajudou porque então poderia iniciar o tratamento”, relembrou.

Roney Cruz fez o tratamento em casa e, com acompanhamento médico, se recuperou da doença. Hidroxicloroquina, Azitromicina, vitamina D, Zinco Quelato e Nitazoxacina foram os medicamentos utilizados nesse processo.