Cotidiano

Roraima possui a maior população indígena do país

O maior percentual de indígena residem no município do Uiramutã, onde está localizado a terra indígena Raposa Serra do Sol com 88,1% da população indígena do estado

Roraima é o estado com a maior população indígena do país, dos 631 mil habitantes, mais de 50 mil se declaram indígenas, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Roraima e Amazonas são os estados com mais habitantes indígenas do país.

O maior percentual de indígena residem no município do Uiramutã, onde está localizado a terra indígena Raposa Serra do Sol com 88,1% da população indígena do estado.

Em Roraima são 32 terras indígenas, sendo elas Ananás, Anaro, Aningal, Anta, Araçá, Barata, Livramento, Bom Jesus, Boqueirão, Cajueiro, Canauanim, Jabuti, Jacamim, Malacacheta, Mangueira, Manoa / Pium, Moskow, Muriru, Ouro, Pium, Ponta da Serra, Raimundão, Raposa Serra do Sol, Santa Inez, São Marcos, Serra da Moça, Sucuba, Tabalascada, Trombetas / Mapuera, Truaru, Waimiri-Atroari, Waiwái e Yanomami.

Hoje, 19 de abril é comemorado o dia do índio, devido ao primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 1940 com finalidade de discutirem pautas relacionada aos povos indígenas para zelarem pelos seus direitos após a colonização. Esse dia tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), pelo menos 274 línguas indígenas faladas por indivíduos de 305 etnias diferentes no Braisl. No entanto não existe um número exato de quantas línguas e etnias possam existir.

Segundo a presidente da Comissão de Políticas Indigenistas, a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), o Parlamento Estadual tem como uma de suas pautas principais a discussão de políticas públicas para amparo dos povos indígenas do Estado. “Nós estamos sempre dispostos a discutir as políticas públicas necessárias para alavancar o desenvolvimento social e principalmente educacional nas comunidades aqui em Roraima”, pontua.

Além disso, a parlamentar também destacou como uma das vitórias, dos povos indígenas roraimenses, a elaboração do Plano Estadual de Educação, já que anteriormente a educação indígena não era contemplada, e após a atuação dos indígenas e da comissão, foi reformulado para atender esse setor.