Cotidiano

Roraima recebe quase R$ 700 mil em investimentos para combater a malária

Em 2020, os municípios com maior incidência foram Alto Alegre, Amajarí e Pacaraima com 1.967 casos

O estado de Roraima recebeu quase R$ 700 mil de investimento para combater a malária. O recurso é do Ministério da Saúde com contrapartida do Governo do Estado para comprar veículos e equipamentos que auxiliarão no controle e eliminação da doença no estado. A solenidade  aconteceu na manhã desta quarta-feira (04) no Palácio Senador Hélio Campos. 

De janeiro a junho deste ano, o município de Alto Alegre, contabilizou 4.316 casos de malária, Amajarí com 2.096 casos e Mucajaí com 1.089 casos, sendo estes os três com maior ocorrência entre os municípios. Em 2020, os municípios com maior incidência foram Alto Alegre que contabilizou 10.881 casos de Malária durante o ano inteiro, Amajarí com 4.770 e Pacaraima com 1.967 casos.

No total, foram doados para os municípios, com alto indicie endêmico, 10 mil mosquiteiros, oito motocicletas e quatro microscópios. A entrega desses equipamentos tem como objetivo reforçar as ações no interior para melhorar o trabalho de diagnostico precoce e tratamento dos focos de malária em comunidades rurais de difícil acesso, evitando o agravamento da doença.  

O governador, em seu discurso enfatizou que “os casos de malária tem crescido em Roraima, só em 2020 mais de 20 mil pessoas foram contaminadas pela doença, aproximadamente 2 mil pessoas por mês e por isso precisamos do apoio das prefeituras para combater a doença e esses equipamentos são de suma importância para esta ação”.

Os municípios de Alto Alegre, Amajari, Cantá, Caracaraí, Bonfim, Mucajaí e Iracema serão os beneficiados. “Quando une as forças o resultado é bem maior, bem mais positivo e significativo para a sociedade”, afirma o Leocádio Vasconcelos, Secretário de Saúde, sobre a integração entre os municípios e o governo do estado.