Cotidiano

Roraima registra aumento de ocorrências com cobras

Foram 22 ocorrências somente em maio. Os animais capturados são entregues a um centro de triagem ou liberados em local onde não existam presença fixa de pessoas

O mês de maio deste ano registrou um total de 22 ocorrências envolvendo captura e remoção de cobras ou serpentes. Grande parte dessas ações foi registrada nas proximidades dos igarapés urbanos dos municípios, principalmente em Boa Vista. Os dados foram apresentados hoje, 11, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).

As ocorrências envolvendo ofídios são divididas pelo órgão em animais peçonhentos (com veneno) e não peçonhentos. Das 22 ocorrências atendidas em maio, cinco foram registradas com animais peçonhentos e as demais com animais não peçonhentos.

“Em caso de ocorrências com ofídios, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima orienta as pessoas que não tentem capturar os animais para evitar qualquer tido de acidente. A recomendação é ligar para o número 193 que enviaremos as equipes para realizar a captura do animal”, destacou o comandante da Companhia de Busca e Salvamento (CBS) do CBM, tenente Alexandre Capêlo.

Em janeiro foram registradas 12 ocorrências, em fevereiro não foi registrado nenhum caso, em março foram apenas três atendimentos, em abril foram seis. Todas as ocorrências registradas nos quatro primeiros meses de 2019 foram com animais não peçonhentos.

Capêlo ressaltou ainda que o período chuvoso é um dos motivos para o aumento das ocorrências com ofídios. “As cobras são animais répteis de sangue frio e precisam de lugares quentes para se aquecer. Com o início das chuvas, o solo que estava seco e quente começa a encharcar e ficar frio. Então, as cobras começam a sair dos abrigos para procurar outros locais e, nesse momento, a população fica sujeita aos ataques”, completou.

RETROSPECTO EM 2018 – Durante todo o ano de 2018, o CBMRR atendeu 156 ocorrências envolvendo ofídios. Deste total, 33 ocorrências foram com animais peçonhentos e 123 com não peçonhentos.

Estatisticamente, o CBMRR registra um maior número de ocorrências no mês de janeiro e no período entre maio e julho. No ano de 2018, 17 ocorrências foram atendidas em janeiro, 20 em maio, 20 em junho e 17 em julho. As demais ocorrências estão distribuídas quase que igualitariamente nos demais meses.

*INFORMAÇÕES: Ascom CBMRR.