Cotidiano

Roraima registra queda de 50% na taxa de homicídios

De acordo com dados do Sinesp em 2018 foram registrados 336 homicídios, e em 2019 o número caiu para 165

O número de homicídios registrados em Roraima diminuiu em 50%, de acordo com dados do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), divulgados pelo Governo do Estado.

De acordo com esses dados, enquanto que em 2018 foram registrados 336 homicídios, em 2019 o número caiu para 165.

Para o delegado geral da Polícia Civil de Roraima(PCRR), Herbert de Amorim Cardoso,  a redução do número de homicídios é reflexo do trabalho integrado das Forças de Segurança do Estado.

“Todas as informações que chegam são compartilhadas entre os órgãos do Sistema de Segurança Pública. Esse trabalho articulado fortaleceu nossas ações coibindo a prática dos crimes”, disse.

Amorim ressaltou ainda que a Delegacia Geral de Homicídios (DGH) apresentou no ano passado uma melhoria no índice de resolução dos casos de homicídios no Estado.

“Hoje, Roraima é um dos Estados brasileiros com melhor índice de resolução dos casos de homicídios do Brasil. O trabalho ágil das nossas Polícias tem coibido a ação daqueles que pretendem atentar contra a vida de outra pessoa”, complementou.

Ainda conforme o delegado, a criação da Força Integrada Contra o Crime Organizado (FICCO) também assumiu um papel importante na melhoria do trabalho do Sistema de Segurança Pública do Estado.

“Com esse trabalho especializado tivemos um efeito positivo no combate ao crime organizado. Conseguimos evitar que membros de facções mantivessem contato com presos e foram identificados os mandantes de assassinatos”, explicou.

POLÍCIA MILITAR – O comandante Geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Elias Santana, analisou que os dados da queda do número de homicídios, traduzem o reflexo de uma política de incremento das atividades operacionais em aumentar o efetivo nas ruas.

“Podemos observar o resultado do nosso esforço com a redução do número de homicídios. Ao analisar o mês de setembro de 2018, o mais violento do ano, registramos 49 homicídios. Já em 2019, conseguimos reduzir para 9 casos”, lembrou.