Cotidiano

Roraima registra queda no número de mortes violentas

Somente na Capital, Boa Vista, a redução foi de 81% nos casos de homicídios no mês de outubro de 2019

Dados divulgados pela Polícia Militar mostram uma redução considerável em 2019, no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais em Roraima. O demonstrativo em gráficos das demandas criminais apresenta confirmação da redução da maioria dos crimes quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Nos dados, são considerados os casos de homicídio doloso, latrocínio e feminicídio.

No comparativo de janeiro a outubro de 2018, foram registrados 260 casos, sendo 241 homicídios dolosos, 13 latrocínios e seis feminicídios, enquanto em 2019 esses números reduziram para 165 casos, sendo 156 homicídios dolosos, sete latrocínios, e dois feminicídios.

A análise, por exemplo, do mês de outubro, mostra que em todo o Estado foram registrados 37 casos de crimes em 2018 e 12 casos em 2019. O que chamou a atenção no gráfico foi redução de 81% nos homicídios no mês de outubro, na capital Boa Vista. Enquanto em 2018 foram registrados 29 homicídios, no mesmo mês de 2019 este número caiu para quatro casos.

O comandante Geral da PMRR, coronel Elias Santana, associa a redução desses crimes a diversos fatores, entre eles, a retomada do controle do sistema penitenciário pelo Estado, que hoje tem pouca influência em ações de crimes externos. 

“Esses dados são resultados do trabalho de policiamento diário, com intensificação das operações de rua que ocorrem rotineiramente nos bairros com maior incidência criminal, tanto na Capital como no interior do Estado, e conta com o apoio da Força Nacional, que tem auxiliado no policiamento ostensivo e combate ao crime organizado”, pontuou o coronel Santana. 

Outro fator relevante para Santana é a parceria da Polícia Militar com os demais órgãos de segurança. “Não podemos deixar de reconhecer o trabalho coordenado entres as forças de segurança e as parcerias, com a Força Nacional e com a FICO [Força Integrada de Combate ao Crime Organizado], que têm sido muito efetivas na prestação de informações e fundamental para combater o crime organizado e também os crimes de modo geral”, ressaltou o comandante.

Capacitação – Para manter a qualidade do trabalho de policiamento, a PMRR disponibiliza cursos de capacitação para o efetivo. “Nossos policiais são capacitados para atender demandas de baixa, média ou alta complexidades. Este mês, estamos concluindo o curso de Força Tática, e em julho foi realizado o 1º Copan [Curso de Operações Policias Ambientais], que esteve atuando em operação recentemente no município de Amajarí, onde como resultado teve a apreensão de dois helicópteros”, lembrou. 

​​

O gráfico mostra a redução do número de homicídio na capital (Foto: Gráfico PM)

Sul do Estado tem maior redução de homicídios

Coronel Santana destaca também a redução de homicídios na região sul de Roraima. “Este ano, em Rorainópolis, no eixo da BR-210, São Luiz do Anauá, Caroebe e São João da Baliza houve uma queda muito acentuada no número de homicídios”.  

De janeiro a outubro de 2018 foram registrados 14 homicídios em Rorainópolis e apenas dois casos em 2019. Em São João da Baliza, em 2018 foram 10 homicídios e nenhum caso em 2019. 

Em Caroebe, foram confirmados cinco homicídios em 2018 e um caso em 2019. Em São Luiz foram quatro casos em 2018 e dois em 2019.

Ele destaca ainda que para o levantamento dos dados são levados em consideração três fontes. A primeira é o ROP (Registro de Ocorrência Policial), já que dificilmente vai acontecer um homicídio no estado do qual não será produzido um registro pela PMRR. 

A segunda fonte é o IML [Instituto Médico Legal], já que todas as mortes de causa violenta passam pela análise técnica do Instituto, e a terceira são as fontes abertas, como a mídia em geral.