Cotidiano

Roraima registrou queda em incêndios residenciais

Confira cuidados necessários para evitar a ocorrência de incêndios

Roraima registrou diminuição no número de ocorrências de incêndio em residências em todo o Estado. É o menor número registrado pela corporação no triênio 2019-2021, considerando o período entre os meses de janeiro e julho.

Em 2021, o CBMRR atendeu 24 ocorrências. Em 2020, haviam sido 34. Uma diminuição de 29,41% comparando com os dados deste ano.

Em relação aos dados estatísticos de 2019, a redução é ainda maior. Em 2019, a corporação foi acionada e atuou em 47 ocorrências de incêndio domiciliar. Na comparação entre 2019 e 2021, a redução foi de 48,9%.

“Apesar do retorno parcial da normalidade após um ano de pandemia, as ocorrências de incêndio em residência continuam baixando. A maior presença dos moradores nas casas poderia aumentar a quantidade de ocorrências, devido a maior realização de atividades domésticas. O resultado foi o inverso do esperado”, disse o capitão Wagner Romani, comandante da Companhia de Combate a Incêndio do CBMRR.

A Corporação trabalha constantemente com a conscientização da população. No mês de julho, durante a comemoração do Dia do Bombeiro Brasileiro, o CBMRR realizou panfletagem e ações de conscientização e prevenção diretamente com a população. As ações educativas ocorreram durante as visitas aos centros comerciais de Boa Vista.

 PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS DOMÉSTICOS

O CBMRR alerta os roraimenses, que adotem alguns cuidados necessários para evitar a ocorrência de incêndios: 

Sempre revisar o sistema elétrico da casa é fundamental. Construções antigas tendem a ter sistemas elétricos antigos e fora dos padrões atuais. A troca de cabos elétricos, a separação de redes e adoção de sistemas de proteção com disjuntores é essencial. Os cuidados com os itens de segurança evitam curto-circuitos e sobrecargas na rede elétrica.

“Na maioria dos casos, os moradores incluem centrais de ar, microondas, freezers, máquinas de lavar ou outros equipamentos na rede elétrica da residência. Com o aumento da necessidade de energia elétrica é necessária uma adequação completa das edificações às normas técnicas de segurança contra incêndio e pânico da DPST”, afirmou o capitão Wagner Romani.

Incêndios residenciais também podem ocorrer durante preparação de alimentos. A utilização do gás de cozinha ou de lenha/carvão pode gerar incêndios em residências ou em vegetação.

Realizar a verificação constante do prazo de validade da mangueira e acessórios, assim como das conexões das mangueiras da botija de gás e do fogão é fundamental. Também é necessário realizar a correta limpeza de panelas, grelhas, frigideiras, etc. A limpeza elimina a presença excessiva de gordura, prevenindo incêndios.

Incêndios também podem ocorrer em razão da utilização de objetos produtores de chamas, como velas.

O CBMRR orienta a população roraimense a não acomodar objetos que produzam chamas próximas a cortinas, colchões, travesseiros, sofás, etc e reforça o pedido para que todos tenham atenção especial com as crianças.