Cotidiano

Roraima tem 110 pistas de pouso privadas homologadas pela Anac

Órgão afirma que fiscalização é contínua e ocorre de forma programada, não programada e também quando há denúncias

De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até o momento já foram homologadas 110 pistas privadas e um aeroporto, em 13 municípios de Roraima. O aeródromo público é o Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, na capital Boa Vista.

Segundo a Anac, não tem como se mensurar o quantitativo de pistas clandestinas, mas todas as pistas que são homologadas recebem fiscalizações programadas. Algumas pistas, como a de Caracaraí, já foram interditadas por não estarem dentro das normas. 

Ainda conforme a Agência, o regulamento e fiscalização das operações de aviação civil são prioridade e observam os padrões internacionais de segurança, auditados inclusive pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), órgão das Nações Unidas para o setor.

“A fiscalização dos serviços e operações aéreas é prioridade da Agência e vai além das ações observadas nos saguões dos aeroportos, alcançando também a certificação de escolas e aeronaves, a habilitação da tripulação e dos procedimentos de segurança adotados tanto pelas empresas quanto pelos operadores aeroportuários”.

A Anac explicou ainda que por conta da preocupação com os aspectos de segurança, trabalha com conceitos preventivos de mitigação de riscos, por meio de ações de vigilância continuada e de monitoramento das operações.

O órgão frisou que além das pistas e aeroportos, todas as aeronaves civis brasileiras são controladas pelo Sistema de Aviação Civil e seus dados são frequentemente atualizados junto à instituição, ou seja, todas as aeronaves e pilotos da aviação civil, brasileiros ou não, que utilizam o espaço aéreo brasileiro e os aeródromos deste país, estão sujeitos às fiscalizações por meio de sistemas e inspetores de aviação civil que atuam presencialmente. “As fiscalizações ocorrem, portanto, de forma programada, não programada e a partir de denúncias.” concluiu.