Cotidiano

Roraima tem 2º maior índice de abstenção no Enem

Dos 16 mil inscritos, apenas 6,8 mil estiveram presentes nos locais de prova

Em Roraima, o primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), contabilizou uma abstenção de 59,3%, representando 9.989 mil candidatos faltosos. Ao todo, o número de inscritos no Estado foram 16.837 mil, mas apenas 6.848 estiveram presentes nos locais de prova, representando a taxa de 40,7%. O percentual é o segundo maior em todo o país, perdendo apenas para Rondônia (64%).

Vale ressaltar, no entanto, que em Rondônia não houve aplicação da prova nos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, portanto, os dados ainda devem ser atualizados. O Exame também não foi aplicado no Amazonas.

Em coletiva de imprensa no último domingo, 17, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, culpou “o medo a respeito da contaminação” e a “mídia”, que, segundo ele, fez um trabalho contrário ao Enem. 

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, informou que os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados do Enem.

APLICAÇÃO – Os candidatos fizeram a prova com questões objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.  Os portões foram abertos às 10h30, meia hora mais cedo que o habitual, para evitar aglomerações na entrada. As provas começaram a ser aplicadas às 12h30, com término às 18h.

Os candidatos do Enem que apresentaram sintomas ou diagnóstico de Covid-19 na véspera ou no primeiro dia de prova, poderão solicitar a reaplicação da prova entre os dias 25 e 29 de janeiro, na página do participante e deverão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição