Cotidiano

Roraima tem 50 novos casos e mais cinco mortes por Covid

Oito municípios contabilizaram novos casos e os novos óbitos foram registrados em quatro cidades do estado

Roraima confirmou 50 novos casos e mais cinco mortes causadas pela Covid-19, segundo o novo boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nessa quarta-feira (24). É o segundo dia seguido que o estado registra óbitos oficialmente.

Oito municípios contabilizaram novos casos: Alto Alegre (nove), Boa Vista (32), Cantá (três), Caroebe (um), Iracema (um), Mucajaí (um), Pacaraima (um) e Rorainópolis (um). Uma pessoa de fora de Roraima testou positivo no estado.

As novas mortes confirmadas aconteceram em Amajari (28 de abril), Boa Vista (19 de novembro), Rorainópolis (7 de agosto) e Uiramutã (4 de maio e 2 de junho). Outros dez óbitos são investigados, atualmente, pela suspeita de terem o coronavírus como causador.

Com a atualização dos dados, Roraima chegou a 128.267 testes positivos e a 2.050 vidas perdidas para a Covid-19. A taxa de letalidade (proporção entre os totais de casos e de óbitos pela doença) segue em 1,59%.

Cai taxa de ocupação de UTIs no HGR

Segundo o boletim da doença em Roraima, depois de dois dias, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 no HGR (Hospital Geral de Roraima) caiu de 31% para 27% Isso quer dizer que, dos 49 leitos disponíveis para atender os casos mais graves, 13 estão ocupados.

Depois de quatro dias de leitos vazios, o boletim registrou uma nova criança internada com coronavírus na Maternidade. Vale lembrar que o estado tem 14 leitos exclusivos para crianças e recém-nascidos, sendo cinco no Hospital da Criança e nove na Maternidade.

A sequência de três dias de queda do total de internados em todos os tipos de leitos de Covid em Roraima acabou nessa quarta-feira. Em 24 horas, o número subiu de 36 para 37, segundo levantamento da Sesau. São 15 pacientes no Hospital Geral de Roraima (HGR) e 21 no Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC) e um na Maternidade.

A Sesau não registrou altas nessa quarta, na rede hospitalar estadual, onde 4.157 pessoas se recuperaram da doença desde o início da crise sanitária. Em 24 horas, duas novas pessoas foram consideradas recuperadas do coronavírus. Com isso, sobe para 125.500 o total de recuperações em Roraima.