Cotidiano

Roraima tem apenas 58 vacinados no portal do Ministério da Saúde

Dados do Governo Federal apontam que o Estado tem um baixo índice de vacinação, ficando em penúltimo lugar no ranking

Os dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que Roraima tem um baixo índice de vacinação, com apenas 58 doses aplicadas até o momento. A informação consta no portal do Governo Federal sobre a imunização de todos os estados.

Na página, Roraima aparece em penúltimo lugar no índice de vacinação, perdendo apenas de Tocantins, com seis doses aplicadas. Nos primeiros lugares aparecem, respectivamente, os estados do Paraná (16.990), Rio Grande do Sul (10.809) e Maranhão (8.475).

MUNICÍPIOS – Segundo dados apurados junto aos municípios do Estado, já foram vacinados 105 profissionais de saúde até 24 de janeiro em Bonfim. “As demais doses serão ofertadas nesta outra semana para os restantes dos profissionais do quadro”, informou a Prefeitura do município.

Em Rorainópolis, 277 trabalhadores de saúde foram imunizados no município até este sábado, 23. No Cantá foram 121 profissionais vacinados até o momento.

Vale ressaltar que a atualização dos dados do portal é feita pelo Governo Federal, com base nas informações repassadas pelos estados. Inclusive, algumas localidades sequer foram contabilizadas.

SESAU – A Secretaria de Saúde informou, por meio do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, que o Sistema de Informação do Ministério da Saúde no módulo campanha será a ferramenta utilizada para a divulgação do quantitativo de doses aplicadas, bem como o percentual de vacinação em cada estado brasileiro, incluindo Roraima.

 “O NEPNI esclarece que o sistema está instável e que até às 17h30 desta segunda-feira,25, a CGVS receberá as informações dos municípios e fará o consolidado com os dados atualizados sobre a vacinação em Roraima. A gestão ressalta que se continuar existindo a necessidade buscará alternativas efetivas para manter a atualização e divulgação dos dados sobre a vacinação realizada no Estado de Roraima”, explica.

Dados por unidade federativa (Foto: Reprodução MS)

POR REGIÃO – Na avaliação por região, o Norte aparece em último lugar no percentual de vacinação com o Nordeste em primeiro (34.992 mil) seguido do Sul (32.902 mil), Centro-Oeste (11.842 mil), Sudeste (9.472 mil) e o Norte (5.151 mil). O Ministério da Saúde estima que ao todo foram aplicadas 95.124 doses de vacina em todo o país.