Cotidiano

Roraima tem mais de 22,2 mil pessoas infectadas pela Covid-19

Em 24 horas não houve registro de mortes pela doença em Roraima. Número permanece em 396 e óbitos suspeitos são 102

Roraima registrou mais 376 casos do novo coronavírus neste sábado (11) e total agora é de 22.225 infectados. Nenhuma morte por covid-19 foi registrada nas últimas 24 horas e número permanece em 396, já os óbitos suspeitos subiram de 101 para 102. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde (Sesau).

Ao todo, 993 amostras de pacientes com suspeita foram analisadas. Destas, 977 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 16 pelo Laboratório Central (Lacen). Os exames voltaram a ser enviados ao laboratório no Rio de Janeiro devido o Estado estar sem estoque do kit de amplificação, usado para detectar o RNA do vírus.

Conforme a Sesau, o item é fornecido pelo Ministério da Saúde e por este motivo, “o Lacen está sem condição técnica de realizar o procedimento”.

A pasta afirma que está em contato direto com o MS para saber sobre a regularização do repasse aos Estados, além de estar em processo para a aquisição dos kits, “para manter a continuidade do serviço, até que o fornecimento seja restabelecido pelo governo federal”, diz.

INTERNAÇÕES

Ao todo, 260 pessoas estão internadas entre leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), semi intensivos ou enfermaria.

O estado possui 68 leitos de UTI, sendo quatro deles em um hospital particular. Atualmente, 41 pessoas estão em nível mais crítico. A taxa de ocupação total, conforme o boletim epidemiológico nº 161, é de 72%.

Os 10 leitos de UTI da Área de Proteção e Cuidados (APC – Hospital de Campanha) estão 100% ocupados, enquanto os 110 da enfermaria encontram-se com 55% da sua capacidade preenchida.

No Hospital Geral de Roraima (HGR), dos 30 leitos na UTI, 96% estão sendo utilizados. Nos 11 semi intensivos, a taxa é de 82% de ocupação. Na enfermaria, com capacidade para 107 internações, 92% dos leitos estão em uso.

Já no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), três dos dez leitos de UTI estão ocupados. Na enfermaria são 18 pacientes internados entre as 33 vagas disponíveis.

Na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, sete dos 14 leitos de UTI estão sendo utilizados. Na enfermaria estão ocupados 18 dos 35 leitos.

No Lotty Iris, dos quatro leitos de UTI, apenas um é utilizado. Dos 15 leitos de enfermaria, sete estão ocupados.

ALTA HOSPITALAR

Nenhuma alta hospitalar foi registrada neste sábado. Porém, 8.191 pessoas agora são consideradas recuperadas mediante tratamento médico.