Cotidiano

Roraima tem redução de 39% dos índices de homicídios em 2020

Estudo apresenta números do primeiro semestre de 2020, comparando aos dados do ano passado

Apesar do crime de assassinato registrado na manhã deste domingo, 19, a informação é que Roraima obteve uma redução de 39% nos índices de homicídios no Estado registrados no primeiro semestre de 2020 em comparação com um ano passado.

A informação é de acordo com levantamento estatístico feito pela Polícia Militar de Roraima (PMRR). A estatística faz comparações e classifica as ocorrências em crimes violentos letais, com destaque para homicídios, feminicídios e latrocínios, com amostragem por sexo, idade e local.

No geral, a comparação aponta o total de mortes violentas em Roraima em 2019, com 118 ocorrências, e 2020, com 72; uma redução média de 39%. A redução dos índices foi constatada pelo segundo ano consecutivo, reforçou a PMRR>

O município de Boa Vista apresenta redução de 51%; Caracaraí teve decréscimo de 86%, e Mucajaí de 78%. Outros municípios que também apresentam queda no número de homicídios são Alto Alegre, Pacaraima e Uiramutã. 

Sobre as vítimas de homicídio, o levantamento também apresenta a classificação por gêneros: entre homens foram 87,4% e mulheres 10,5%. As Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT’s) somaram um percentual de 0,5%.

Considerando a nacionalidade, do total das pessoas que morreram, 82,6% eram brasileiros, 11,1% eram venezuelanos e de 4,7% a nacionalidade não foi informada.

De acordo com o comandante da PM, coronel Elias Santana, a queda nos números apresentados está relacionada a vários fatores, inclusive ao distanciamento social, em razão da pandemia do Coronavírus.

“Nós temos vários fatores que contribuíram com a redução; um deles é o controle do sistema prisional, redução de visitas; o fechamento das fronteiras no mês de março, que possibilita um controle de acesso das pessoas que entram no Estado, tanto pela Venezuela quanto pela Guiana; e principalmente o isolamento social. Isso significa que temos um maior controle sobre as pessoas que estão nas ruas”, enfatizou.