Cotidiano

Roraima tem vencedor no Prêmio Professor Samuel Benchimol

A cerimônia de outorga da 16ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente será realizada nesta sexta-feira, 22, no auditório da Escola do SESI

O Estado de Roraima teve um projeto classificado na Categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica. O agraciado será Humberto Breno Alves de Albuquerque, com o projeto sobre o “Desenvolvimento de fogão de indução eletromagnética alimentada por energias renováveis”.

A cerimônia de outorga da 16ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente será realizada nesta sexta-feira, 22, no auditório da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI), a partir das 19h.

Os prêmios que agraciam e reconhecem projetos, instituições, empresas e homenageiam personalidades que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, será realizado e coordenado pela FIER pela terceira vez em Roraima.

Neste ano foram recebidas 242 propostas e 175 consideradas válidas, um aumento significativo comparando com 2018, quando recebemos 165 propostas com 143 válidas, ou seja, tivemos um crescimento de 30% no total de candidaturas apresentadas e 22% no total de candidaturas válidas.

Em 15 edições, a iniciativa já alcançou mais de 3.200 inscrições, teve 187 agraciados e mais de três milhões em premiações.

Conheça os projetos vencedores e os agraciados desta edição:

PRÊMIO PROFESSOR SAMUEL BENCHIMOL

Categoria: Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica

•             Afonso Rabelo do Estado do Amazonas – AM, com o projeto de Criação de uma ferramenta para colheitas de cachos das espécies de palmeiras na Amazônia.

•             Sara Seixas Dutra do Estado do Amazonas – AM com o projeto de Implantação de café sustentável em Sistema Agroflorestal (SAF) na região do Baixo Amazonas.

•             Humberto Breno Alves de Albuquerque do Estado de Roraima – RR, cujo projeto é o Desenvolvimento de fogão de indução eletromagnética alimentada por energias renováveis.

Categoria: Personalidades Dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica

•             Fernando de Souza Flexa Ribeiro do Estado do Pará – PA

PRÊMIO BANCO DA AMAZÔNIA DE EMPREENDEDORISMO CONSCIENTE

Categoria: Iniciativa de Desenvolvimento Local

•             José Luiz Zanirato Maia, do Estado de Amazonas – AM, com o projeto: Desenvolvimento de cadeias produtivas de bio cosméticos para as populações ribeirinhas do município de Iranduba-AM.

•             Mônica de Nazaré Corrêa Ferreira Nascimento, do estado Pará – PA com o projeto: Empreendedorismo Sustentável em Área de Proteção Ambiental (APA) no Estado do Pará – PA.

•             Luiz Antonio de Oliveira do estado do Amazonas – AM com o projeto sobre o Uso da Azolla caroliniana como fonte de alimento para peixes, animais domésticos e para o homem amazônico.

Categoria: Micro Empreendimento na Amazônia – URBANO

•             Agraciado – Restaurante tudo com açaí do Estado do Pará – PA

Categoria: Micro Empreendimento na Amazônia – RURAL

•             Maria da Conceição Lobato de Oliveira

Estado- PA

Categoria: Empresa na Amazônia

•             Pronatus do Amazonas Indústria e Comércio de Produtos Fármaco Cosméticos Ltda do Estado do Amazonas – AM

Além dos dez agraciados na 16ª edição dos Prêmios, durante a solenidade serão homenageadas as seguintes instituições pelos seus feitos:

•             200 anos da Associação Comercial do Estado do Pará;

•             110 anos da Escola Universitária Livre de Manáos;

•             70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA;

•             65 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT;

•             30 anos da Universidade Federal de Roraima – UFRR e 30 anos do O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO.