Cotidiano

Roraima terá 15ª abrigo ainda neste semestre

Abrigo Rondon 4 entrou em operação recentemente, e o Rondon 5 está em construção e deve ser concluído ainda neste semestre

Recentemente Roraima passou a contar com um novo abrigo misto, o Rondon 4. Ainda neste semestre o Rondon 5, que já está em construção, deverá ser inaugurado. Com isso, Roraima chegará a 15 abrigos, sendo 5 especificamente indígenas.

Até a última sexta-feira (9), a população abrigada era de 7.916 pessoas. Com capacidade para 800 pessoas, o Rondon 4 já tinha ocupação de 87%, com 653 abrigados. Ele funciona ao lado dos outros três Rondon’s, no bairro 13 de Setembro. 


Fonte: Acnur

Além da estratégia de interiorização, a Operação Acolhida é baseada em outros dois pilares: ordenamento de fronteira e acolhimento. Segundo dados divulgados pela Operação, mais de 265 mil migrantes e refugiados venezuelanos solicitaram regularização migratória. Cerca de 53 mil migrantes e refugiados venezuelanos foram interiorizados. Ao todo, mais de 890 mil atendimentos realizados na fronteira.

A Operação Acolhida e a interiorização são coordenadas pelo Governo Federal e apoiadas pela plataforma R4V – Resposta a Venezuelanos e Venezuelanas, composta por 48 organizações da sociedade civil e da Organização das Nações Unidas (ONU).