Cotidiano

Roraima terá campanha permanente de doação de órgãos

Lei institui a Campanha Permanente de Esclarecimento e Incentivo à Doação de Órgãos em todo o Estado de Roraima

A Lei n° 1.376, de 3 de fevereiro de 2020, foi sancionada pelo governador Antônio Denarium, e estabelece que a campanha será realizada através de propagandas educativas nos meios de comunicação, atividades informativas nas escolas, nos postos de saúde, hospitais e nos órgãos públicos, além de parcerias com municípios e entes públicos ou privados para informar à população, de maneira que se desenvolva consciência sobre a necessidade da doação de órgãos.

“Com essa campanha, queremos incentivar as pessoas a conversarem com seus familiares sobre a doação dos órgãos, para que fique clara essa vontade de salvar vidas, pois a retirada dos órgãos depende da autorização dos familiares. A gente sabe que a morte é um momento doloroso, mas a doação pode amenizar esse sofrimento, salvando vidas”, explicou a deputada autora do projeto Yonny Pedroso.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 40% das famílias dos possíveis doadores não permitem a retirada dos órgãos e isso dificulta o transplante de muitos pacientes que aguardam na fila.

Roraima tem uma Central Estadual de Transplantes, que organiza a captação de órgãos no Hospital Geral de Roraima.

Publicidade