Cotidiano

Roraima teve aumento de 23% no número de empresas abertas em 2021

Jucerr corrigiu dados informados anteriormente. Instituição também registrou, no ano passado, a extinção de 2010 empresas, o que corresponde ao mesmo aumento percentual de 23% em relação a 2020, primeiro ano da pandemia

Apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19, Roraima constituiu 7260 empresas em 2021, 23% a mais que o ano anterior, quando houve a constituição de 5911 negócios. A maioria dos novos empreendimentos abertos são do setor de comércios, seguido por serviços e indústria. O levantamento é da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr).

Segundo o gerente de digitalização e arquivamento da Jucerr, Eduardo Barbosa, isso é resultado da desburocratização na formalização de empresas. “A Junta Comercial vem trabalhando para desburocratizar a constituição de empresas dentro do estado. Informatizamos nosso serviço para que evitemos fila e lentidão na hora de formalizar o empreendimento”, explicou.

Por outro lado, a Jucerr registrou, no ano passado, a extinção de 2010 empresas, o que corresponde também a um aumento percentual de 23% em relação a 2020, primeiro ano da pandemia, o qual computou 1.630 extinções. Mas esse acréscimo nem sempre reflete o atual momento da economia, segundo Barbosa.


O gerente de digitalização e arquivamento da Jucerr, Eduardo Barbosa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Geralmente, essas empresas fechadas eram antigas, de pessoas que faleceram e os herdeiros resolveram fechar a empresa. Em 2021, a gente teve muito isso, muitas pessoas queriam isso. Havia muitas empresas abertas que estavam paradas há 30 anos”, explicou.

Segundo a Jucerr, até dezembro do ano passado, Roraima tinha 35.885 empresas ativas. Para Barbosa, o que ainda atrai a procura de empreendedores pela formalização do próprio negócio são os incentivos governamentais para a economia e a redução da burocracia.

“Com a formalidade, o empreendedor tem acesso mais fácil a crédito, pode firmar contrato, pode participar de licitações, trabalhar com preços competitivos, comprar e vender com preços melhores […]. No estado, a gente demorava em média até quatro meses para formalizar uma empresa com todas as licenças para se formalizar de fato. Hoje, a gente formaliza uma empresa em sete dias. Na Junta Comercial, em média, duas horas. O que demora mais são os órgãos de licenciamento, porque cada órgão tem a sua particularidade e sua legislação a ser seguida”, pontuou Eduardo Barbosa.

Até abril de 2022, a Jucerr deve lançar, em seu site oficial, um balcão único onde o empreendedor poderá formalizar a empresa em minutos, o que promete acabar com a necessidade de recorrer a outros sites de órgãos de licenciamento.

Atualmente, para abrir uma empresa, o interessado deve acessar o www.jucerr.rr.gov.br. No site, os passos são os seguintes:

Vá em serviços e, em seguida, clique em Portal de Serviços;
Faça o cadastro;
Execute os processos necessários, como viabilidade, DBE (Documento Básico de Entrada) e integrador;
Aguarde o deferimento do processo;
Após a aprovação, será gerada uma taxa do serviço; efetue o pagamento;
Assim que aprovado o pagamento, será feito o registro digital.

“O empresário pode fazer isso com a ajuda de um contador, tudo de forma digital. A taxa ele paga pela internet, entra o processo por lá mesmo e recebe o processo por lá mesmo em horas”, explicou Barbosa.

ATUALIZAÇÃO: na versão anterior, a reportagem destacava a formalização de 5250 empresas em 2021, o que representaria queda de 11% no número de empresas aberta em relação a 2020, com base nos dados repassados pela Jucerr. No entanto, a instituição corrigiu os dados do ano passado, que apontam a abertura de 7260 empresas, o que representa, na verdade, aumento de 23% nas formalizações.