Cotidiano

Roraimense é destaque no futsal feminino em clube da Argentina

A atleta é Aniele Brazão, mais conhecida como Anny, (a primeira do lado direito - agachada), é filha da jornalista Tiana Brazão

O jornal argentino Cuna Del Futsal publicou uma edição especial contando a trajetória da roraimense Aniele ‘Anny’ Brazão, jogadora de futsal do Club Atlético Rosário Central, da cidade de Rosário, província de Santa Fé, na Argentina. A matéria escrita pela jornalista Vanesa Yasona foi intitulada “Anny Brazao: sua carreira, do Brasil à Argentina”, relata a paixão da roraimense pelo futsal.

Anny é natural da cidade de Caracaraí, em Roraima, e é filha da jornalista Tiana Brazão. Aos 12 anos, Anny iniciou jogando no São Raimundo Esporte Clube, onde também jogou futebol de campo, e também pelo Club Atlético Independente (CAI), ambos de Roraima.

A chegada ao Club Atlético Independiente foi o ponto inicial da sua carreira, quando veio o reconhecimento do seu potencial durante participação em torneio nacional brasileiro.

Em 2018 deixou Roraima e foi para a cidade de Rosário jogar futebol. Na Argentina, a atleta roraimense faz faculdade de medicina. Anny veste a camisa 8 do Rosário Central. O convite para jogar no Rosário Central partiu de Roció Galarza, atual capitã do time.

Ainda naquele ano, a atleta se juntou ao clube, mas problemas com o passe para poder jogar fez com que sua apresentação oficial nas quadras demorasse um ano.

A atleta roraimense veste a camisa 8 do Rosario Central (Foto: Reprodução/Rosario Central)

Em 2019 ocorreu sua participação pela primeira vez em uma partida oficial. Ela também joga futebol de campo no Clube Desportivo Social Lux, um dos maiores clubes desta modalidade em Rosário.

“Estou muito orgulhosa de fazer parte desta equipe, eles são grandes companheiros de equipe”, disse Anny, que tem como referência o treinador Jorge Crozzoli. “Ele é meu confidente, meu amigo”, acrescentou a jogadora brasileira, que jogou o Nacional em San Juan, onde a equipe local deixou uma imagem muito boa do trabalho no Rosário.

Para a mãe, a jornalista Tiana Brazão, o reconhecimento é motivo de orgulho.

“Ela sempre gostou de futebol e se está feliz fazendo o que gosta, e sendo reconhecida em outro país, isso me deixa feliz e, é claro, orgulhosa sim. Ainda mais na Argentina, país que eu sou apaixonada”, afirmou.