PUBLICIDADE
TEMA DE NOVELA
Roraimenses repercutem cena sobre imigração venezuelana
No trecho em questão, dois personagens conversam sobre a maneira hostil com que imigrantes venezuelanos são recebidos em Roraima
Por Ana Gabriela Gomes Moreira
Em 18/06/2019 às 14:36
Imigrantes venezuelanos são recepcionados pela Operação Acolhida em Pacaraima ao cruzar a fronteira. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A cena de uma novela transmitida em rede nacional ganhou repercussão em grupos de WhatsApp na noite desta segunda-feira, 17. No trecho em questão, dois personagens conversam sobre a maneira hostil com que imigrantes venezuelanos são recebidos em Roraima. “Eles vem fugindo da fome, da violência e são recebidos como inimigos”, disse um dos personagens.

O diálogo causou tanta polêmica que o assunto ainda dividia opiniões até o início da tarde desta terça-feira, 18. Em um dos grupos de Whats que a FolhaWeb teve acesso, um homem disse estar ofendido e destacou que os imigrantes não são recebidos como inimigos. Outro usuário do aplicativo, por sua vez, afirmou que a novela não mentiu completamente, tendo em vista o comportamento de uma parcela da população.

“Eles são tratados como inimigos, em partes, por conta do crescimento da violência e da criminalidade envolvendo a atuação direta de imigrantes. Mas, isso não justifica essa versão utilizada pela emissora”, disse. Para uma internauta, a emissora “tenta enfiar de todas as maneiras na cabeça das pessoas valores distorcidos do que realmente acontece em Roraima”, escreveu.

PUBLICIDADE

Outra usuária do WhatsApp comentou que a situação dos imigrantes em Roraima é resultado de uma falha do Governo Federal. “Roraima não estava preparada para o fluxo e o resultado disso é a lotação em escolas e hospitais. A criminalidade aumentou, mas muitos roubam por comida. Você ia querer seu filho passando fome? Vejam o que estão levando para o Brasil e para o mundo sobre os venezuelanos e o povo de Roraima”, apontou.

O advogado e roraimense Abner Santos chegou a compartilhar um vídeo em suas redes sociais demonstrando a indignação perante a abordagem da novela.

“Como o Estado que tem a energia elétrica mais cara do país, a passagem aérea mais cara do país e a economia mais pífia do país vai conseguir sustentar todo esse povo? Roraima tem atingido níveis estratosféricos de violência de venezuelanos praticados contra brasileiros. Eles falam que eles fogem da fome, da violência, mas não falam o real motivo de toda essa crise, nem o causador, chamado Nicolás Maduro. Quero que vocês venham conhecer a nossa realidade”, declarou no vídeo.

***
Gostou?
37
2
J. Vilsemar Silva disse: Em 18/06/2019 às 19:30:56

"Essa emissora sempre distorcendo ou colocando meias verdades. Tenta manipular e condicionar pessoas de todo o Brasil. Ela deveria de mostrar o estado de insegurança que estamos vivendo com o aumento desproporcional da criminalidade, de mortes, furtos e roubos com a entrada sem controle na fronteira de imigrantes. Entra pessoas de boa índole, porém criminosos também. Estamos sendo vitimizados e revitimizados diariamente pela violencia e pouco fazem para reverter esse estado de caos. Tudo isto a Globo hipócrita não mostra."

RVS disse: Em 18/06/2019 às 18:39:35

"E se fosse o contrário??? Será se eles nos receberiam da bem? É pq em outros tempos turistas brasileiros já foram roubados, saqueados e até mortos. Já houve caso em que um casal de brasileiros foram mortos em um acidente, quando equipe de socorro chegou os corpos estavam sem roupas, não tiveram respeito nem com os cadáveres imagina aí pelo ser humano... o Governo venezuelano tá mostrando p Brasil como deve ser feito quando se entra num país sem o cuidado necessário. Aqui virou casa da mãe Joana."

Luiz Junior disse: Em 18/06/2019 às 17:46:05

"Maduro agradece a benevolência brasileira. Brasil ... camburão de lixo"

Manuel disse: Em 18/06/2019 às 16:18:20

"O fato é que só de Imigrantes da Venezuela é de algo em torno de 12000, este numero vezes o salario minimo 980 reais é igual a 11.760.000,00(Onze milhoes) ao mês e no ano 141.120.000,00(Cento e quarenta e um mihões de reais). Só de Venezuelanos... Tirando a evasão de divisas, de empregos, de atendimento do SUS, de vaga em escolas... não contando a transmissão de doenças como sarampo entre outras... Todo estes transtorno e disfarçado, omitido e qualificado como Homofobia. Seja que nossos filhos fiquem sem empregos, nossos doentes sem atendimento e nossa verba saindo pelo ralo é tido como natural para um certo grupo."

Natal Altair disse: Em 18/06/2019 às 16:12:10

"Há, lamentavelmente por parte da rede de televisão Lixo, tentativa de ridicularizar a vitimizada população Roraimense pela a imigração venezuelana, cujas, consequencias nocivas por conta do Governo Bolsonaro, um respaldador da nova lei da imigração, sofre a amargura da ditadura de Nicolás Maduro. É sabido pelo governo eleito com discurso patriota que Roraima está a cada dia sufocado em todos os serviços públicos com a não bem vinda imigração, mas, medida alguma de forma responsável é tomada para minimizar tal efeito."

Carlos evandro pereira de menezes disse: Em 18/06/2019 às 16:05:21

"Intervenção federal em todo estado de Roraima, não aguentamos mais o descaso na Saúde, segurança pública e educação. Intervenção federal pra ontem."

Manuel disse: Em 18/06/2019 às 16:01:22

"Impressionante os meios de comunicação em poder de inidôneos como distorcem as informações disfarçando a evasão de divisas, de empregos, de atendimento ao sus, transmissão de doenças contagiosas, crimes e criminosos são absolvidos, maquiados ou disfarçados em suas matérias. Por certo são os mesmos influenciaram os parlamentares ao aprovarem a revisão na lei."

Davyd disse: Em 18/06/2019 às 15:54:28

"Que assunto delicado, de um lado pessoas fugindo da fome e da miseria que se instalou em seu pais, por outro brasileiros com medo da violencia causado por alguns mal intencionados que cruzaram a fronteira. Há que se tomar providencias, claro que não da forma que muitos pregam nas redes sociais, porque muitos o teor do discurso é homofóbico e de cunho politico. Há que se tomar providencia com uma fiscalização na fronteira mais rígida, com solicitação de antecedentes criminais, documentação e passaporte. Estamos a espera que as autoridades tomem providencias pois de fato nosso Estado não tem condições de passar por tudo que vem passando."

J. Vilsemar Silva disse: Em 18/06/2019 às 19:39:06

"Isso não vai acontecer. Há muitos interesses ocultos por detrás de tudo isso. "

Falei e disse: Em 18/06/2019 às 15:20:28

"Sabe o que apodería-mos fazer, não assistir mais essa rede esgoto de televisão, esta emissora é assim mesmo, ela tenta fazer a cabeça de seus telespectadores com suas opniões. É muito fácil falar quando se está no conforto de seus lares no ar condicionado em frente a um computador, quero vê eles passarem o que o povo roraimense está passando, com essa invasão venezuelana. No caso daquela criança que foi esquartejada, eles nem deram bola, só pelo fato de seus autores serem homossexual, se fosse um casal normal, digo, homem e mulher, estaria repercutindo até hj nesta emissora do satanás"

Davyd disse: Em 18/06/2019 às 15:55:28

"kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk"