Cotidiano

Safra 2019 de grãos pode chegar a 308 mil toneladas em RR

Esse melhor desempenho é reflexo direto de uma maior área plantada, que pode chegar a 73,4 mil hectares

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou a perspectiva de desempenho da safra 2019. De acordo com a expectativa, a produção de grãos em Roraima deve chegar a 308 mil toneladas na safra 2018/2019, um aumento de 16% se comparado com a colheita passada, que registrou 460.125 mil toneladas divididas em milho, arroz, algodão, mandioca, conforme dados do governo.

Esse melhor desempenho é reflexo direto de uma maior área plantada, que pode chegar a 73,4 mil hectares, aliada a uma melhor produtividade, que deve passar de 3.941 quilos por hectare para 4.196 quilos por hectare.

Os números foram divulgados durante reunião na sede do Instituto Brasileiro de geografia e Estatísticas (IBGE) em Boa Vista para estudar estratégias que visam acompanhar o desenvolvimento agrícola referente à safra de grãos 2019, em Roraima.

Participaram do evento integrantes do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do estado de Roraima (GCEA/RR), representantes da Conab, Secretária de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento (SEPLAN) e Banco do Brasil.

O encontro também abriu espaço para troca de experiências e informações entre as entidades parceiras para melhor desempenho na colheita desse ano. O grupo que é coordenado pelo IBGE, faz o levantamento sistemático da produção agrícola de Roraima e, a partir dele, planeja expectativa de safra para o ano que se inicia.

Eduardo Frigério, supervisor de pesquisas agropecuárias do IBGE, anunciou uma das medidas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias para acompanhar mais de perto o desempenho das atividades na agricultura de Roraima.

“Estamos com a ideia de criar uma equipe multi-institucional para visitar feiras e até outros municípios para fazer uma melhoria da captação de dados. É importante que os produtores estejam abertos para a colaboração da coleta desses dados, porque quanto mais informações tivermos a respeito do quanto foi produzido em determinada safra, melhor será a possibilidade no fomento de investimentos a esses agricultores”

Ainda de acordo com Eduardo, o IBGE já visita sozinho alguns municípios em busca do acompanhamento das atividades na agricultura e a ideia é fazer com os parceiros também façam parte dessas visitas. “A equipe pretende fazer levantamento de quantos e onde estão esses pequenos e grandes agricultores, mas ainda não existe um prazo fechado para que isso ocorra” concluiu.

Fábio Martínez, chefe da divisão de estatísticas da Seplan, explica que os dados referentes às safras 2018 e 2019 só se tornam oficiais mediante análise do IBGE, órgão competente para a realização de coleta e soma desses registros.

“Debatemos os dados finais da última produção e foi determinada a área plantada, área colhida e quantidade dos principais itens da agricultura no estado de Roraima, mas os dados ainda precisam ser encaminhados a técnicos do Rio de Janeiro que mediante análises e apontamentos, podem fazer alterações, por isso os números só podem de fato ser divulgados em agosto desse ano” disse.