Cotidiano

Saiba como ajudar seu filho na troca de escola

A forma como abordar o assunto é essencial para que não cause frustração, medo e insegurança e nem atrapalhe no desempenho dos pequenos quanto ao aprendizado

Mudanças causam insegurança para todos. Imagine, então para as crianças, o que significa uma mudança de escola. Pode até não parecer, mas este é o tipo de alteração na rotina dos filhos deve ser cercada de muita atenção e cuidados por parte dos pais.

A forma como abordar o assunto é essencial para que não cause frustração, medo e insegurança e nem atrapalhe no desempenho dos pequenos quanto ao aprendizado.

Para a psicóloga Clínica, Adria Almeida, os pais precisam ser honestos com seus filhos, e deixar bem claro os motivos da mudança.

“É preciso explicar principalmente os pontos positivos, para que esta mudança seja feita da melhor forma possível. Crianças estão em constante desenvolvimento e aprendizado, os pais precisam está dispostos a auxiliar neste momento novo para elas, dessa maneira a ansiedade e o medo do desconhecido será muito menor”, explicou a especialista em comportamento.

Para a pedagoga Maria Elciony Gomes, os pais devem ter certeza antes de realizar uma mudança.

“A palavra dos pais é que irá passar a confiança necessária para elas. A mudança faz parte da vida de todos, com crianças é algo que necessita ser mais trabalhado ainda, para evitar medo e inseguranças. É importante também que a decisão da mudança seja tomada com antecedência, e desde esse momento começar a conversar com os filhos. A mudança pode ser benéfica, para o conhecimento e também para o comportamento”, garantiu.