Cotidiano

Saiba como ocorre golpe de pagamento por aproximação do cartão

Golpistas aproximam máquinas com essa tecnologia, e debitam valores do cartão, sem a pessoa perceber

A tecnologia facilita a vida da população na hora das compras, porém essa praticidade em mãos erradas pode causar prejuízos ao bolso do consumidor. O Procon Assembleia alerta para um golpe que utiliza o pagamento por aproximação do cartão.

Este tipo de pagamento ocorre por meio de uma tecnologia NFC (Near Field Communication), que em português significa comunicação por campo de proximidade. Com isso é possível fazer pagamento em débito e crédito sem precisar inserir o cartão na máquina, apenas aproximando com uma distância de menos de 10 centímetros, sem solicitação de senha.

Segundo o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, golpistas aproximam máquinas com essa tecnologia, e debitam valores do cartão das vítimas sem que elas percebam, principalmente em lugares de grande movimentação. “Agora os criminosos estão investindo nesse golpe, então o Procon Assembleia vem alertando aos consumidores, que vejam as condições do banco, e desativem essas funções. Caso ande em lugares com bastante pessoas, que possam se prevenir, para evitar cair em golpes dessa natureza.”

O diretor orienta que o consumidor que usa esse serviço desative no banco. Outra dica é guardar o cartão em local seguro e que não fique longe da vista, como no bolso de trás de uma calça, mochila ou bolsa atrás do corpo.

Quem tiver dúvidas sobre o assunto ou desejar denunciar alguma irregularidade pode procurar o Procon Assembleia, localizado na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, ou ligar para o telefone 4009-4826.