Cotidiano

Saiba o que fazer ao cair na malha fina da Receita Federal

Se houver alguma inconsistência na declaração entregue, é necessário buscar o mais rápido possível corrigir esses dados.

Passado o período de entrega da declaração de Imposto de Renda, ainda não é o momento de relaxar com esse compromisso anual que os contribuintes possuem com o Receita Federal. Isso porque se houver alguma inconsistência na declaração entregue, é necessário buscar o mais rápido possível corrigir esses dados.

A orientação é do coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Estácio da Amazônia, Eduardo Merlim, que lembra ainda que é possível acompanhar o processamento da declaração no site da Receita e antecipar qualquer notificação do órgão.

O link para acessar o extrato do imposto de renda e se certificar que o documento foi processado.

O professor Merlim explica também que para regularizar qualquer inconsistência da malha fina é necessário que o contribuinte tenha em mãos os documentos que comprovam os dados informados. “Se caiu na malha fina organize essa papelada e verifique com urgência a possibilidade de realizar a declaração de retificação. Caso não seja possível, procure um profissional contador para orientar em relação aos procedimentos”, aconselha.

De acordo com o especialista, hoje em dia existe muito mais agilidade no processo de identificação de dados divergentes porque o sistema de arrecadação da Receita Federal trabalha com ferramentas eletrônicas integradas. “Esse sistema permite comparar os dados informados pelo contribuinte e os dados armazenados em outros sistemas. Devido à complexidade e a grande quantidade de dados, pode ocorrer inconsistência entre as informações oferecidas e armazenadas, é quando ocorre fenômeno conhecido como malha fina”, explica.

As principais causas de divergências já identificadas até o momento estão relacionadas a deixar de informar o rendimento do titular ou dependentes; ou digitar um valor errado; inclusão de dependentes em mais de uma declaração; informar despesas médicas sem comprovação; ou divergência de valores no pagamento ou recebimento de pensão alimentícia.

Por isso tudo, o professor alerta que a falta de comprovação dos dados divergentes pode alterar o valor de imposto a pagar, além do acréscimo de multa. “Portanto, sempre confira tudo com atenção antes do envio. E tenha em mãos as notas fiscais dos gastos com educação e saúde, arquive comprovantes dos procedimentos médicos tais como receitas médicas, encaminhamentos, resultados de exames e outras comprovações que auxiliem na formulação da comprovação perante o órgão”, completa.

Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo NAF no primeiro semestre

Se caiu na malha fina e precisa retificar a declaração de imposto de renda, o NAF da Estácio da Amazônia continua atendendo de forma gratuita os contribuintes de baixa renda. No primeiro semestre, o Núcleo realizou 112 atendimentos relativos à entrega de declaração de imposto de renda 2020.

“O sistema home office nos permitiu atender comunidades distante, como foi o caso de do atendimento a comunidade de Jutaí, no interior do Amazonas. Sem unidade de atendimento na região, a comunidade optou pelo atendimento de nosso Centro Universitário”, lembra o coordenador.

Para auxiliar na retificação das declarações, o professor informa que desde o mês passado os atendimentos foram retomados, mas ainda de forma online. Para solicitar informações e atendimento basta enviar e-mail para [email protected] ou mensagem por meio do Whatsapp para o telefone (95) 98127-1201.

“O NAF da Estácio da Amazônia também está em atendimento virtual para declarações dos contribuintes que perderam o prazo da entrega do IRPF 2020 ou anos anteriores e ainda desejam declarar, bem como análise de declarações que, porventura, caíram em malha fina”, informou Merlim.