Cotidiano

Saiba o que fazer em casos de engasgos em crianças

O sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Igor Tavares, explica o passo a passo para os primeiros socorros nestes casos

Manter a calma e saber exatamente o que fazer em casos de engasgos em crianças. Essas são orientações essenciais que o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) recomenda aos pais em momentos de emergência.

Além disso, de acordo com o sub-tenente do CBMRR, Igor Tavares, o primeiro passo em caso de emergência, é entrar imediatamente em contato com o Corpo de Bombeiros.

“A primeira coisa que o adulto deve fazer é entrar em contato pelo 193 e informar calmamente o que está acontecendo, o atendente irá orientar o que deve ser feito até a chegada da equipe socorrista no local”, informou.

O primeiro passo de acordo com ele, é identificar qual o motivo do engasgo, e verificar se existe passagem do ar.

“Isso possível perceber se a criança estiver conseguindo tossir, ou falar, mesmo que parcialmente, além disso é importante verificar a cavidade oral, e perceber se existe alguma coisa dentro, não é recomendado colocar o dedo na boca da criança, devido a sensibilidade da boca do bebê”, explicou.

“Após essa visualização, pede-se que o adulto coloque o bebê no antebraço, com a barriga para baixo, e com a cabeça levemente inclinada para baixo”.

“É necessário dar cinco pequenos tapas entre as escápulas, de forma que não seja, nem muito delicado e nem muito forte, para não machucar a criança”.

“Retorne a criança com a barriga para cima e verifica-se novamente a boca, se ainda não saiu nada, e ainda continua sem chorar, é necessário fazer massagem no peito da criança, entre a linha do mamilo, e fazer cinco compressões com os dedos indicador e anelar”.

“O ciclo deve ser repetido até que a criança consiga expelir o objeto ou secreção, ou até que a equipe de resgate chegue ao local”.

O número de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.