Cotidiano

Saiba o que funciona no feriado em Roraima

Serviços essenciais como os pronto atendimentos vão funcionar normalmente

Em virtude do feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República do Brasil, não haverá expediente na próxima segunda-feira nas repartições públicas das administrações direta e indireta do Governo de Roraima.

Dessa forma, apenas os serviços essenciais vão funcionar na estrutura governamental. O expediente retorna à normalidade no dia 16 de novembro, terça-feira.

SAÚDE

As Unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência, como Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente, de forma ininterrupta por todo feriado do dia 15 de novembro.

As Unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade.

A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) manterá as atividades normais, durante 24 horas, por todo feriado.

As Unidades que prestam serviços ambulatoriais: CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin), bem como os setores administrativos e a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), Laper (Laboratório de Patologia do Estado de Roraima) não funcionarão durante todo o feriado e retomam atendimento ao público no dia 16 de novembro.

Na segunda-feira dia 15, o Hemoraima estará fechado. O atendimento volta ao normal no dia 16 de novembro.

CAER

No dia 15 de novembro não haverá atendimento nas lojas da Capital, e os clientes devem entrar em contato com a Empresa por meio dos canais digitais. O atendimento volta ao normal no dia 16 de novembro.

A Empresa disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.

Caer mobile: Disponível para Android na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.caer.caerMobileApp) e IOS na App Store.

WhatsApp: Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98404-5313 ou clicando no link: https://bit.ly/386V1VQ para tratar de problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h.

Call Center: O SAC 0800.280.9520 funcionará normalmente, das 8h às 18h e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das Estações de tratamento e Estações elevatórias.

POLÍCIA CIVIL

O atendimento nas unidades da Polícia Civil seguirá normalmente em todos os Distritos Policiais para registro de Boletim de Ocorrência. Contudo, devido à situação da pandemia de covid-19 e para evitar aglomerações, a PCRR orienta que caso o cidadão precise registrar um Boletim de Ocorrência, que o faça na modalidade online, por meio do site da Polícia Civil de Roraima: www.pc.rr.gov.br e clica em Delegacia Virtual.

Caso surjam dúvidas, o cidadão pode também fazer o registro por telefone. Basta fazer o contato por telefone, em Boa Vista, com o Distrito Policial que atende seu bairro pelos seguintes números:

1º DP (9-8414-9218), 2º DP (9-8414-9509), 3º DP (9-8414-9868), 4º DP (9-8400-0128) e 5º DP (9-8413-6414).

Quanto aos casos de violência doméstica e intrafamiliar, podem ser registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher que funciona com plantão 24 horas. Casos que ensejam Medida Protetiva de Urgência ou requisição pericial devem ser registrados na Central de Flagrantes.  A Delegacia da Mulher fica na Casa da Mulher Brasileira, na Rua Uraricoera, s/nº, São Vicente.

POLÍCIA MILITAR

O policiamento ostensivo será realizado normalmente na Capital e Interior, com operações pontuais em locais da Capital e Interior.

A CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) e CIPTUR (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário) estarão atuando com a  Operação Siletiun (sossego e paz)

No Interior, o Comando de Policiamento atuará com a Operação Interior Cidade Blindada, e Operação Interior Mais Seguro em todos os municípios, com intensificação das ações de combate ao crime organizado, tráfico de drogas e armas, com bloqueios e intensificação do policiamento ostensivo e preventivo.

BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima vai reforçar o efetivo operacional neste final de semana e feriado. Serão empregados bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca, salvamento e mergulho. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

As ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil Estadual permanecerá em constante alerta durante o feriado e qualquer emergência, a população pode ligar para o 199, número de emergência da Defesa Civil.

Caso não seja possível realizar contato, os solicitantes podem entrar em contato com o 190 (Polícia Militar), 192 (SAMU) e 199 (Defesa Civil de Roraima) que a ligação será direcionada para os atendentes do CBMRR.

PREFEITURA

Os serviços essenciais de coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156, funcionarão normalmente.

No sábado, 13, as unidades básicas de saúde que atendem casos exclusivos de Covid-19 e os pontos drive-trhu de vacinação também funcionarão normalmente.

Já no domingo, 14, as equipes de imunização estarão na Feira do Garimpeiro, das 8h às 14h, em ação itinerante, no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Rua Belarmino Magalhães, ao lado da Loja São Francisco.

UBS´s Exclusivas para Covid-19 – Sábado (13), das 8h às 20h

UBS Olenka Macellaro (Caimbé)

UBS Mariano de Andrade (Caranã)

UBS Délio Tupinambá (Nova Cidade)

UBS Aygara Motta (Cidade Satélite)

UBS Lupércio Lima (Pintolândia)

UBS São Vicente

Vacinação Covid-19 – Nos 4 pontos Drive-thru – Sábado (13), das 8h30 às 17h

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia

·Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

·Roraima Garden Shopping – Caçari

Transporte Público

Os transportes coletivos (ônibus e lotação) estarão operando conforme horários abaixo:

·       Sábado, 13, ÔNIBUS: 50% da Frota;

·       TÁXI LOTAÇÃO: 06h às 14 h-100% da Frota.

·       Domingo, 14, ÔNIBUS: 50% da Frota;

·       TÁXI LOTAÇÃO: 06h às 14h-100% da Frota.

·       Segunda, 15, (Feriado) ÔNIBUS: 50% da Frota;

·       TÁXI LOTAÇÃO: 06h às 14h-100% da Frota.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

As unidades do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) trabalharão em regime de plantão para que a população não fique desassistida.  Os servidores e magistrados do Poder Judiciário atuarão conforme escala pré-definida para os casos essenciais, seguindo a programação estabelecida pela Presidência do TJRR e pela Corregedoria-Geral de Justiça.