Cotidiano

Saiba o que funcionará durante o feriado de Tiradentes

Serviços de saúde estadual e municipal estrão funcionando normalmente. Efetivo do Corpo de Bombeiros de Roraima (CBMRR) será reforçado

Durante esta segunda-feira (20) e terça-feira (21), respectivamente ponto facultativo e feriado nacional de Tiradentes, alguns serviços essenciais estarão funcionando normalmente. Saibam quais são eles:

 

Secretaria de Saúde (SESAU)

 

A Sesau informa que nesta segunda-feira, 20 e o feriado de Tiradentes, 21, não haverá mudanças no funcionamento de alguns prédios de responsabilidade da saúde estadual.

 

As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência, como Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente.

 

As unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade.

 

A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é outro órgão que manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriado prolongado.

 

O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, bem como os setores administrativos, retoma as suas atividades na quarta-feira, 22. A Clínica Médica Especializada Coronel Mota, o Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro e o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) também retornarão com os atendimentos na quarta.

 

Com relação ao funcionamento do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), a gerência da unidade informou que abrirá na segunda-feira, dia 20, até às 13 horas, somente para doadores de plaquetas, previamente agendados, e estará fechada na terça-feira, 21. As atividades da unidade só serão retomadas em horário comercial a partir da quarta-feira, 22.

 

 

Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER)

 

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informa que atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e ao Decreto governamental n° 28.635-E está dispondo de canais digitais para os clientes com diversos serviços.

 

Ressalta que na próxima segunda-feira, 20 (ponto facultativo) e terça-feira, 21, não haverá atendimento nas lojas do bairro São Pedro e agências no interior, devido ao feriado de Tiradentes.

 

Os clientes devem entrar em contato por meio dos canais digitais – Site, Caer mobile, call center, chat e e-mail para atendimento.

 

O atendimento comercial será feito pelo e-mail: [email protected], onde o cliente poderá solicitar diversos serviços. Os serviços do Cadastro Comercial também serão feitos pelo e-mail: [email protected] e pelo Chat com o atendente virtual “Ed”. Para atendimento via chat, basta acessar o site e clicar no avatar localizado no canto inferior do lado direito a página e solicitar os serviços.

 

No site da Companhia, no endereço eletrônico http://www.caer.com.br, o cliente tem acesso também a diversos serviços.

 

O App Caer Mobile é mais uma ferramenta de atendimento, e está disponível para Android na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.caer.caerMobileApp) e IOS na App Store.

 

Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98404-5313 ou clicando no link: https://bit.ly/386V1VQ para tratar de problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h.

 

Para demais assuntos, a empresa disponibiliza ainda o Call Center: 0800.280.9520, que funcionará normalmente, das 8h às 18h e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias.

 

A Caer agradece a compreensão dos consumidores e disponibiliza canais de comunicação para reclamações e esclarecimento de dúvidas:

FALE COM A CAER:

Whatsapp: 95-98404-5313 (Problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h)

 

Outros assuntos:

 

Call Center 0800.280.9520

APP CAER MOBILE: Disponível para ANDROID na Google Play Store e IOS na App Store

SITE: http://www.caer.com.br FACEBOOK/INSTAGRAM/TWITTER: caerroraima.

 

 

CORPO DE BOMBEIROS

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informa que vai reforçar seu efetivo operacional neste feriado prolongado de Tiradentes, iniciando neste sábado (18) e indo até a próxima terça-feira (21).

 

Serão empregados diariamente 85 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento, guarda-vidas e mergulho.

 

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois auto tanques da Companhia de Combate a Incêndio, com capacidade para 10 mil litros d’água cada, uma ambulância de Resgate Urbano a Acidentados (RUA), uma viatura da Companhia de Busca e Salvamento e um Grupamentos de Combate a Incêndio Florestal.

 

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

 

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) informa que o atendimento nas unidades da Polícia Civil, referente ao ponto facultativo e ao Feriado de Tiradentes, nos dias 20 e 21 respectivamente, será concentrado na Central de Flagrantes (CF), somente para casos de Auto de Prisão em Flagrante (APF) e de outras ocorrências que necessitem de requisições periciais.

 

A Central de Flagrantes funciona na sede do 5º DP (Distrito Policial) localizada na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

 

Tendo em vista a restrição para aglomeração de pessoas nas unidades policiais, como política de enfrentamento ao contágio do Coronavírus (COVID-19), os boletins de ocorrências podem ser registrados na modalidade on-line, acessando o site da Polícia Civil (www.pc.rr.gov.br). O cidadão clica em Delegacia Online e pode registrar o BO (Boletim de Ocorrência) de crimes como roubo, injúria, apropriação indébita, difamação, calúnia, extravio (tais como perdas de documentos e objetos, inclusive aparelhos celulares), estelionato, dano, constrangimento, furto simples, preservação de direito e maus tratos a animais.

 

Caso o cidadão não encontre a natureza do crime que quer comunicar à Polícia, deve clicar em Preservação de Direito e fazer o registro de Boletim de Ocorrência. Os distritos policiais estarão realizando atendimento. Entretanto os boletins de ocorrência serão registrados por telefone. Os números por Distrito Policial são: 1º DP (99148-6786); 2º DP (99123-1738); 3º DP (99172-3499); 4º DP (99142-3240) e 5º DP (99145-7219).

 

Os casos de registros de Boletim de Ocorrência que tratem de violência doméstica devem ser registrados na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), localizada na Casa da Mulher Brasileira, à Rua Uraricuera esquina com a Rua Maú, s/nº, no Bairro São Vicente, pela entrada Lateral.

 

Os casos mais graves de violência doméstica, que necessitem de expedição de guia pericial ou que resultem em APF (Auto de Prisão em Flagrante) ou em TCO (Termo Circunstancia de Ocorrência) e, ainda MPU (Medida Protetiva de Urgência) devem ser encaminhados à Centra de Flagrantes.

 

A Polícia Civil alerta ao cidadão para que se acautelem de cuidados reforçando sua segurança pessoal e de seus bens, para evitar ser vítima de crimes durante o feriadão prolongado. Além disso, alerta para o cuidado que se deve ter para evitar aglomerações em locais públicos e privados, contribuindo assim com o Sistema de Saúde e de Segurança Pública.

POLÍCIA MILITAR

A PMRR (Polícia Militar de Roraima) vai manter o policiamento na Capital e no Interior. Em Boa Vista será intensificado policiamento em pontos estratégicos com a operação Boa Vista Segura.

 

Todo policiamento na Capital conta com apoio das Unidades Especializadas da corporação, como Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva), BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Força Tática, além da Cipa (Companhia de Companhia Independente de Policiamento Ambiental).

 

No Interior também ocorrerão operações policiais em alguns municípios. Nos demais e nas Vilas, ocorrerá o policiamento de rotina.

 

Os demais serviços de segurança pública serão mantidos normalmente.

EM BOA VISTA

As unidades da rede municipal de saúde e a sede da secretaria vão funcionar normalmente na segunda-feira, 20. Essa medida foi tomada para não prejudicar as ações realizadas diariamente em combate à Covid-19 (Decreto 048/E – 13.04.20).  Já, no feriado de terça, só os serviços de Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio e Samu funcionarão.

Também, neste período, parte das equipes da Usina de Asfalto continuará trabalhando nas obras do Hospital de Campanha do Exército.

Serviços essenciais que funcionarão:

– Coleta de lixo domiciliar;

– Atendimento Móvel de Urgência (Samu);

– Central de Atendimento 156;

– Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio;

– Guarda Civil Municipal;

– Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

 

TRANSPORTE COLETIVO – Os ônibus funcionarão com 50% da frota como já vem funcionando, obedecendo ao Decreto Municipal que trata das ações e medidas em combate à Covid-19. Já os táxis-lotação circularão na segunda-feira, 20, das 6h às 20h e na terça-feira, 21, da 8h às 12h. A orientação é que os taxistas transportem um passageiro por viagem.