Cotidiano

Saiba os cuidados especiais para máscaras de pano

As máscaras caseiras podem ser feitas em algodão, TNT, lenço, bandana ou outros tecidos, desde que higienizadas corretamente

O Ministério da Saúde passou a recomendar nos últimos dias o uso de máscaras. Inicialmente, o entendimento era de que pessoas saudáveis não precisariam da proteção – mas, nas últimas semanas, isso mudou.

A grande preocupação das autoridades de saúde, ao recomendar o uso das máscaras, é que uma busca desenfreada por elas acabe por prejudicar o acesso dos profissionais de saúde à proteção. Por isso, o indicado é usar máscaras de pano, improvisadas, que servem como barreira física para o coronavírus.

As máscaras caseiras podem ser feitas em algodão, TNT, lenço, bandana ou outros tecidos, desde que higienizadas corretamente. O importante é que a máscara cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

“Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Saia sempre com pelo menos uma máscara reserva —que deve estar guardada em um saco plástico limpo e só para ela— e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

Com informações do Portal UOL*