Cotidiano

Saiba porque o exame deve ser feito a partir do 8º dia de sintomas

A testagem rápida é uma das medidas utilizadas pelo Ministério da Saúde para identificar a covid-19

Uma das medidas utilizadas pelo Ministério da Saúde para identificar a covid-19 é a testagem rápida para o novo coronavírus. Este tipo específico de exame precisa ser aplicado no período certo, que é no oitavo dia do aparecimento dos sintomas, para que o resultado seja conclusivo e o diagnóstico preciso.

O teste rápido detecta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Os sintomas específicos para covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, dor no corpo e dificuldades de respirar.

Antes ou após esse prazo, os testes rápidos tendem a apresentar falsos resultados. A testagem é utilizada como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentam sintomas da doença.

Vale ressaltar que essa aplicação segue os critérios estabelecidos e recomendados pelo próprio Ministério da Saúde, como a indicação por um médico ou profissional de saúde, após uma avaliação clínica.

Quando devo fazer o teste? Quando apresentar sinais e sintomas como febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, dor no corpo e dificuldades de respirar. Mas é importante destacar que pacientes em estado grave, o aconselhado é procurar atendimento no Hospital Geral de Roraima.

Qual melhor momento? O período mais indicado para fazer o exame (teste rápido) é o oitavo dia do início dos sinais e sintomas. Esse é o momento ideal para fazer o teste, pois é o tempo que leva para os anticorpos começarem a ser reproduzidos.

Se fizer o teste rápido antes de oito dias de sintomas, o que acontece?

Se aplicado antes desse período, quando o organismo não está produzindo anticorpos, o resultado pode dar falso negativo. O resultado negativo não exclui a presença da doença e é preciso seguir outras condutas médicas, além do isolamento.

Onde encontrar o teste? O teste rápido pode ser encontrado nas unidades de atenção primária à saúde e laboratórios particulares. Porém, o paciente precisa ser notificado e isso é feito por um médico ou profissional de saúde.

PCR – Este teste detecta o vírus no terceiro e sétimo dia de sintoma. É feito com a coleta de material do nariz e garganta e enviado ao Lacen-RR, o resultado sai em até 72h. A coleta do material é feita em seis unidades básicas de saúde. Outras unidades do estado também realizam a coleta desse exame.

Confira as unidades que realizam o teste rápido:

Confira as unidades do município que fazem a coleta do PCR:

1 – Délio Oliveira Tupinambá – Av. Belo Horizonte, nº 178 – Nova Cidade

2 – Olenka Macellaro Thome Vieira – Av. Mário Homem Melo, nº 5075 – Caimbé

3 – Mariano de Andrade – Av. Deco Fonteles, nº 264 – Caranã

4 – Pricumã – Av. Via das Flores, nº 2347 – Pricumã

5 – Dr. Silvio Botelho – Av. Minas Gerais, nº 512 – Paraviana

6 – Aygara Motta Pereira – R. J, nº 256 – Cidade Satélite