Cotidiano

Saiba quais serviços funcionam neste feriadão de Aparecida

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar vão reforçar o efetivo para atender a capital e interior

Durante o feriado desta segunda-feira, 10 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, apenas os serviços essenciais funcionarão na estrutura governamental e municipal. Confira quais:

EM BOA VISTA

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, serão mantidos os serviços essenciais de coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.

Três unidades básicas de saúde abrirão as portas na segunda-feira, 12, no horário das 8h às 18h. São elas: Mariano de Andrade (Caranã), Aygara Motta (Cidade Satélite) e Délio Tupinambá (Nova Cidade).

No domingo e feriado, os ônibus circularão com 60% da frota, no horário das 6h à meia-noite, e os táxis-lotação funcionarão das 6h às 14h.

EM RORAIMA

SESAU

As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência, como Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco e Pronto Atendimento Cosme e Silva funcionarão normalmente.

As unidades de saúde do interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é outro órgão que manterá suas atividades normais, durante 24 horas por dia, por todo o final de semana prolongado.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, bem como os setores administrativos, retomam às suas atividades na terça-feira, 13. A Clínica Médica Especializada Coronel Mota e o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) também retornarão com os atendimentos no dia 13.

Com relação ao funcionamento do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), as atividades da unidade só serão retomadas em horário comercial a partir da terça-feira, 13.

CAER

A Caer informa que no dia 12 não haverá atendimento na loja do bairro São Pedro e unidades do interior.

Neste período, os clientes devem entrar em contato por meio dos canais digitais – site, Caer Mobile, Call Center, chat e e-mail para atendimento. O atendimento comercial ocorre via e-mail: [email protected], onde o cliente poderá solicitar diversos serviços. Os serviços do cadastro comercial também são feitos pelo e-mail: [email protected].

No site da companhia, no endereço eletrônico http://www.caer.com.br, o cliente tem acesso também a diversos serviços clicando nos ícones da Agência Virtual ou no chat com o atendente virtual “Ed”. Para atendimento via chat, basta acessar o site e clicar no avatar localizado no canto inferior do lado direito da página e solicitar os serviços.

CORPO DE BOMBEIROS

O efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado. Serão empregados diariamente 85 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca, salvamento e mergulho.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois Auto Tanques da CCI (Companhia de Combate a Incêndio), com capacidade para 10 mil litros d’água cada, uma ambulância de Resgate Urbano a Acidentados, uma viatura da CBS (Companhia de Busca e Salvamento), além da viatura do comandante de Operações.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento). Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

As ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

SERRA DO TEPEQUÉM – Novamente, uma equipe do Corpo de Bombeiros estará presente na Serra do Tepequém, um dos principais pontos turísticos do Estado.

POLÍCIA MILITAR 

A Polícia Militar de Roraima vai reforçar o policiamento em Boa Vista, com intensificação no Interior, em pontos estratégicos com a Operação Saturação.

A Operação Saturação na capital será coordenada pela unidade operacional do 2° Batalhão e contará com apoio das unidades especializadas da corporação, como Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Força Tática, além da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental). À frente da operação estará o Major Mayko, comandante do 2° Batalhão de Polícia Comunitária.

Nesse período, a operação atuará no intuito de coibir crimes ambientais, perturbação, trânsito, embriaguez e crimes de furto, roubos, dentre outros.