Cotidiano

Saiba quanto tempo após a covid-19 e a gripe é possível doar sangue

O prazo de inaptidão é de 30 dias após finalizar o tratamento da doença

O banco de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) está em estado crítico com nível de abastecimento em 20%. Os casos de gripe e covid-19 nas últimas semanas tem afetado no número de doações de sangue. No entanto, quem foi contaminado pelas doenças, ainda pode fazer a doação, porém respeitando um intervalo de dias após o desaparecimento dos sintomas. 

Segundo a gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima, Juliane Uchôa, caso apresente sintomas de gripe ou resfriado, é recomendado aguardar um prazo de 15 dias para poder realizar o procedimento da doação. “Já para quem teve covid-19, o prazo de inaptidão é de 30 dias após finalizar o tratamento da doença”, explicou. 

Quanto ao período de inaptidão para quem se vacinou, os intervalos também são diferentes. “Para aqueles que se vacinaram contra a gripe, o intervalo é de 48 horas, já para aqueles que tomaram a vacina contra a covid-19, o prazo é de sete dias”, detalhou Juliane. 

A gerente do Núcleo de Captação reforçou a necessidade de repor o estoque do banco de sangue. “Atualmente todas as tipagens estão em nível crítico e um dos principais motivos foi a alta demanda das unidades de saúde nos períodos de festejos de final e início do ano”, disse.

Nos 12 primeiros dias de 2022, o Hemoraima recebeu 309 doações. No mesmo período em 2021 foram registradas 256 doações. “É importante esclarecer que o aumento destacado neste ano não é, de fato, significativo, uma vez que a demanda pelas bolsas de sangue também aumentou e mesmo com mais de 70 mil doadores cadastrados, o nível de abastecimento atual está em 20% e é considerado baixo”, explicou Juliane.

Quem pode doar

Os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR. Para ser um doador de sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

“É importante ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é preciso levar documentos com foto para que a doação seja oficializada”, indicou a gerente.

Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. O atendimento não precisa ser agendado, pois a pessoa chega e logo é atendida.