Cotidiano

Saiba quem serão os primeiros vacinados em Roraima

As três pessoas foram escolhidas segundo critérios do Ministério da Saúde

As primeiras doses da coronavac serão administradas na manhã desta terça-feira, 19, em Roraima. As três pessoas escolhidas foram um idoso, uma indígena e um profissional da saúde, de acordo com critérios do Ministério da Saúde (MS).

Serão vacinados na sequência: a representante indígena Iolanda Pereira da Silva, de 45 anos, da etnia macuxi da comunidade indígena em Uiramutã; o idoso José Ribeiro Ferreira da Silva, de 80 anos; e a profissional da saúde Aparecida Gilda, técnica de enfermagem em Roraima.

“Todo mundo espera pelo momento da vacina para que a gente possa se sentir seguro. A gente já teve tantas percas nesse mundo que essa vacina é uma resposta de Deus”, disse Iolanda Pereira.

Para José Ribeiro, a oportunidade de se vacinar é bem-vinda. “Se Deus quiser, todo mundo vai poder tomar e não pegar mais ela (covid). Essa doença é uma maldição. Eu me sinto bem, graças à Deus”, completou.

Conheça os escolhidos

PROFISSIONAL DE SAÚDE: Gilda Aparecida de Oliveira

Gilda Aparecida de Oliveira, 54 anos, técnica de enfermagem, servidora efetiva, concursada há 16 anos.

Sempre sonhou em ter uma faculdade e em 2004 realizou o sonho de concluir o curso técnico em enfermagem. 

Mãe de 05 filhos e natural de São Paulo,  está em Roraima desde os 13 anos. Gilda está há 10 meses na linha de frente do combate ao coronavírus, no Hospital Geral de Roraima, será a primeira roraimense a receber nesta terça-feira, 18, uma dose da vacina Coronavac. 

Gilda sempre atuou no HGR, na área de infectologia, e nesse momento da pandemia, dedicou grande parte da sua vida ao trabalho no bloco de isolamento de pacientes com COVID-19, como técnica de enfermagem.

IDOSO: José Ribeiro Pereira da Silva

José Ribeiro Pereira da Silva, 82 anos, é natural de Buriti/MA.

Veio para Boa Vista quando ainda era jovem, em busca de melhores condições de vida e encontrou em Roraima a acolhida que tanto buscava.

Já trabalhou em garimpo e em fazendas. Atualmente reside no Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, desde  outubro de 2020. 

Nessa segunda passagem pela casa José fez amigos e escolheu o abrigo para morar. 


INDÍGENA: Iolanda pereira da Silva

Iolanda pereira da Silva, da etnia makuxi, é da terra indígena Raposa serra do Sol município de Uiramutã. Trabalha com medicina tradicional indígena, e é parteira tradicional . De janeiro 2018 a novembro 2019 foi coordenadora da medicina tradicional indígena do DSEI leste de Roraima. 

Trabalhou como agente indígena de saúde de 1993 a 2017 na comunidade indígena e contribuindo assim com a saúde  do povo indígena. 

Em 2018 foi agraciada com a medalha de mérito fundação Osvaldo Cruz por sua atuação na saúde indigena. Atualmente é vice-presidente do Instituto de Etno Cultura e Sustentabilidade da Amazônia. 

IMUNIZAÇÃO – A coronavac, dose de vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, chegou em Roraima na manhã desta terça-feira, 19. O carregamento chegou por volta das 3h da manhã na Base Aérea de Boa Vista.